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Authors
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Abstract(s)
O jornalismo regional é caracterizado pela proximidade que tem com o
seu público e com a sua região, oferecendo informação a públicos mais
reduzidos. Com o desenvolvimento dos meios digitais e
consequentemente das redes sociais, o jornalismo sofreu diversos
desafios que o reconfiguraram.
As redes sociais permitem a criação de conteúdos e a interação dos
mesmos, através de emojis, comentários e partilhas. Estas poderão ser
uma ponte para o crescimento da imprensa regional, para uma maior
fidelização de leitores e consequentemente uma maior proximidade
com os mesmos.
O principal objetivo desta investigação é a caracterização da produção
de conteúdos jornalísticos no Jornal Cidade de Tomar, na rede social
Facebook e do impacto que os mesmos suscitam na audiência.
A metodologia utilizada assenta numa conjugação de métodos
tradicionais com métodos aplicados às redes sociais. Optou-se por uma
metodologia de carácter quantitativo, por meio de uma análise de
conteúdo. Para a recolha de dados optou-se pelo método Web
Archiving, com recurso à técnica do arquivo seletivo e do snapshot.
Concluímos que, na dimensão da produção noticiosa, houve uma
evolução na produção de conteúdos exclusivos ao Facebook. Na
dimensão da interação, a audiência optou pelos conteúdos exclusivos e
pelos géneros e formatos que se associam a estes. Ainda assim, a
interação com os conteúdos noticiosos poderia revelar valores mais
substantivos.
Description
Keywords
Ciberjornalismo de proximidade Jornalismo regional Interação Redes sociais