Repository logo
 
Publication

Gestão térmica em baterias de tração de veículos elétricos

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Hélder Manuel Ferreira
dc.contributor.advisorFerreira, Carlos Daniel Henriques
dc.contributor.authorSilveira, Flávio Gonçalves da
dc.date.accessioned2020-08-10T11:19:27Z
dc.date.available2020-08-10T11:19:27Z
dc.date.issued2020-06-12
dc.description.abstractO presente estudo é dedicado à investigação de sistemas de gestão térmica de baterias de tração para veículos elétricos, dando-se um enfoque especial ao estudo de sistemas que utilizam módulos termoelétricos (TEC). Através da revisão bibliográfica efetuada foi possível identificar e estudar trabalhos já existentes, que tinham em comum o uso de módulos termoelétricos para gestão térmica de baterias, o que permitiu a identificação dos parâmetros necessários à caracterização do funcionamento destes módulos, assim como o estudo de possíveis aplicações. O caso de estudo apresenta o módulo de baterias que se pretende utilizar, caracterizando-o e calculando a sua potência térmica gerada (𝑄̇). Foram utilizadas as equações matemáticas de modulação do módulo TEC, e foi caracterizado o módulo selecionado (TEC1-12730). Através da caracterização do módulo TEC analisou-se a influência de algumas variáveis no seu desempenho, tendo-se identificando as variáveis mais importantes para o seu funcionamento e desempenho. A partir da caracterização do módulo TEC selecionado, dimensionou-se uma montagem experimental de modo a simular a potência térmica gerada pelo módulo de baterias através de uma resistência térmica elétrica. Para a monotorização da montagem experimental desenvolveu-se um módulo de controlo e aquisição de dados que utiliza um microcontrolador programável. Com a análise dos resultados dos parâmetros de desempenho do módulo TEC, verificou-se que é possível otimizar o seu funcionamento de modo a garantir um coeficiente de desempenho (COPC) o mais elevado possível, ajustando o valor da tensão, o que possibilita uma diminuição no consumo, considerando as condições reais de utilização, nomeadamente a potência térmica a remover.pt_PT
dc.identifier.tid202508617pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5053
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBaterias de traçãopt_PT
dc.subjectPotência térmica geradapt_PT
dc.subjectSistema de gestão térmicapt_PT
dc.subjectMódulo termoelétricopt_PT
dc.subjectCoeficiente de desempenhopt_PT
dc.titleGestão térmica em baterias de tração de veículos elétricospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gestao termica em baterias de tração de veiculos eletricos_com correções formais.pdf
Size:
4.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: