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Gestão térmica em baterias de tração de veículos elétricos
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Hélder Manuel Ferreira | |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Carlos Daniel Henriques | |
dc.contributor.author | Silveira, Flávio Gonçalves da | |
dc.date.accessioned | 2020-08-10T11:19:27Z | |
dc.date.available | 2020-08-10T11:19:27Z | |
dc.date.issued | 2020-06-12 | |
dc.description.abstract | O presente estudo é dedicado à investigação de sistemas de gestão térmica de baterias de tração para veículos elétricos, dando-se um enfoque especial ao estudo de sistemas que utilizam módulos termoelétricos (TEC). Através da revisão bibliográfica efetuada foi possível identificar e estudar trabalhos já existentes, que tinham em comum o uso de módulos termoelétricos para gestão térmica de baterias, o que permitiu a identificação dos parâmetros necessários à caracterização do funcionamento destes módulos, assim como o estudo de possíveis aplicações. O caso de estudo apresenta o módulo de baterias que se pretende utilizar, caracterizando-o e calculando a sua potência térmica gerada (𝑄̇). Foram utilizadas as equações matemáticas de modulação do módulo TEC, e foi caracterizado o módulo selecionado (TEC1-12730). Através da caracterização do módulo TEC analisou-se a influência de algumas variáveis no seu desempenho, tendo-se identificando as variáveis mais importantes para o seu funcionamento e desempenho. A partir da caracterização do módulo TEC selecionado, dimensionou-se uma montagem experimental de modo a simular a potência térmica gerada pelo módulo de baterias através de uma resistência térmica elétrica. Para a monotorização da montagem experimental desenvolveu-se um módulo de controlo e aquisição de dados que utiliza um microcontrolador programável. Com a análise dos resultados dos parâmetros de desempenho do módulo TEC, verificou-se que é possível otimizar o seu funcionamento de modo a garantir um coeficiente de desempenho (COPC) o mais elevado possível, ajustando o valor da tensão, o que possibilita uma diminuição no consumo, considerando as condições reais de utilização, nomeadamente a potência térmica a remover. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202508617 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5053 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Baterias de tração | pt_PT |
dc.subject | Potência térmica gerada | pt_PT |
dc.subject | Sistema de gestão térmica | pt_PT |
dc.subject | Módulo termoelétrico | pt_PT |
dc.subject | Coeficiente de desempenho | pt_PT |
dc.title | Gestão térmica em baterias de tração de veículos elétricos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |
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- Gestao termica em baterias de tração de veiculos eletricos_com correções formais.pdf
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