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Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.authorOliveira, Daniela Alexandra Real Marques de
dc.date.accessioned2020-10-21T14:05:35Z
dc.date.available2020-10-21T14:05:35Z
dc.date.issued2020-07-28
dc.description.abstractO relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A Parte I é referente à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso e vivências realizados nas quatro Práticas Pedagógicas (PP), bem como as aprendizagens adquiridas, vivenciadas e desafios enfrentados e ultrapassados. Considero que nesta parte as aprendizagens significativas foram: na observação da criança, na planificação e na reflexão. No que concerne à observação, a maior aprendizagem foi na recolha de registos, nomeadamente no valor incalculável do registo de ocorrências significativas. Na planificação, aprendi a planificar de acordo com os interesses das crianças e com base no que tinha sido observado, durante determinados períodos do dia. Quanto à reflexão, aprendi a sustentar teoricamente o que tida sido observado e vivenciado durante os vários momentos de PP. Na Parte II é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, um estudo de caso na Área de Expressão e Comunicação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, particularmente no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no contexto de Jardim de Infância (JI). Procurou-se perceber se a promoção de propostas linguísticas promove a consciência fonológica em crianças de 5 e 6 anos de idade. Este estudo foi dividido em três fases: “O que sei?”, “Vou Aprender” e “O que aprendi?”, sendo que a metodologia realizada consta também nesta segunda parte, onde se descreve detalhadamente as várias técnicas de recolha de dados e análise de conteúdo, bem como todos os instrumentos sustentados na vertente da consciência fonológica, utilizados. Aqui também é apresentada a sustentação teórica que explicita o que é a Consciência Fonológica, quais os seus constituintes, qual a sua importância no contexto de JI e qual a importância do educador enquanto promotor de momentos de desenvolvimento de linguagem e competências linguísticas. Os dados recolhidos sugerem que a realização de propostas linguísticas didáticas promoveram aprendizagens nos participantes no estudo, nomeadamente ao nível da Consciência Fonológica Aprender a brincar é possível!pt_PT
dc.identifier.tid202528111pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5170
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBricarpt_PT
dc.subjectFonologiapt_PT
dc.subjectSilabapt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEBpt_PT
dc.title.alternativeInvestigando a Consciência Fonológica no Jardim de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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Relatório Final - Daniela Oliveira -28jl2020_com correções formais.pdf
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