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Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Daniela Alexandra Real Marques de | |
| dc.date.accessioned | 2020-10-21T14:05:35Z | |
| dc.date.available | 2020-10-21T14:05:35Z | |
| dc.date.issued | 2020-07-28 | |
| dc.description.abstract | O relatório apresentado foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes. A Parte I é referente à dimensão reflexiva, consiste numa apresentação do meu percurso e vivências realizados nas quatro Práticas Pedagógicas (PP), bem como as aprendizagens adquiridas, vivenciadas e desafios enfrentados e ultrapassados. Considero que nesta parte as aprendizagens significativas foram: na observação da criança, na planificação e na reflexão. No que concerne à observação, a maior aprendizagem foi na recolha de registos, nomeadamente no valor incalculável do registo de ocorrências significativas. Na planificação, aprendi a planificar de acordo com os interesses das crianças e com base no que tinha sido observado, durante determinados períodos do dia. Quanto à reflexão, aprendi a sustentar teoricamente o que tida sido observado e vivenciado durante os vários momentos de PP. Na Parte II é apresentada a dimensão investigativa deste relatório, um estudo de caso na Área de Expressão e Comunicação das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, particularmente no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no contexto de Jardim de Infância (JI). Procurou-se perceber se a promoção de propostas linguísticas promove a consciência fonológica em crianças de 5 e 6 anos de idade. Este estudo foi dividido em três fases: “O que sei?”, “Vou Aprender” e “O que aprendi?”, sendo que a metodologia realizada consta também nesta segunda parte, onde se descreve detalhadamente as várias técnicas de recolha de dados e análise de conteúdo, bem como todos os instrumentos sustentados na vertente da consciência fonológica, utilizados. Aqui também é apresentada a sustentação teórica que explicita o que é a Consciência Fonológica, quais os seus constituintes, qual a sua importância no contexto de JI e qual a importância do educador enquanto promotor de momentos de desenvolvimento de linguagem e competências linguísticas. Os dados recolhidos sugerem que a realização de propostas linguísticas didáticas promoveram aprendizagens nos participantes no estudo, nomeadamente ao nível da Consciência Fonológica Aprender a brincar é possível! | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202528111 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5170 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Bricar | pt_PT |
| dc.subject | Fonologia | pt_PT |
| dc.subject | Silaba | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
| dc.title | Refletindo sobre a Prática na Educação de Infância e no 1.º CEB | pt_PT |
| dc.title.alternative | Investigando a Consciência Fonológica no Jardim de Infância | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
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- Relatório Final - Daniela Oliveira -28jl2020_com correções formais.pdf
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