Publication
Utilização do Geogebra no tópico Reflexão, Rotação e Translação – um estudo no 6.º ano de escolaridade
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Manuela Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2013-01-23T16:31:27Z | |
dc.date.available | 2013-01-23T16:31:27Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Relatório de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. | por |
dc.description.abstract | Pretende-se com esta investigação apresentar uma sequência de tarefas para desenvolvimento do tópico: Reflexão, rotação e translação no 2.º ciclo do ensino básico e analisar a eficiência, eficácia e satisfação da utilização do Geogebra numa turma do 6.º ano de escolaridade durante a aplicação da sequência de tarefas, considerando as orientações do novo Programa de Matemática do Ensino Básico. A fundamentação teórica aborda dois temas: as isometrias e as tecnologias no ensino da matemática, com enfoque nos ambientes de geometria dinâmica, ambos numa perspetiva curricular e didática. O estudo decorreu no contexto da lecionação do tópico Reflexão, rotação e translação, numa turma de 6.º ano da Escola do Ensino Básico dos 2.º e 3.º Ciclos Gualdim Pais de Tomar, durante o 3.º período do ano letivo 2010/2011 e consistiu na aplicação de treze tarefas de exploração/investigação, sendo seis com recurso ao Geogebra. A investigação desenvolveu-se segundo uma metodologia de natureza qualitativa, no quadro de um paradigma interpretativo. Os dados recolhidos para análise foram obtidos com recurso à observação participante, às produções dos alunos, aos questionários efetuados aos alunos e encarregados de educação e ao diário de bordo da investigadora. Os resultados mostram que o recurso ao Geogebra no desenvolvimento deste tópico curricular demonstrou ser bastante eficaz e eficiente, apesar dos constrangimentos relativamente aos recursos materiais da escola. Concluiu-se também que todos os utilizadores demonstraram um nível de satisfação elevado na utilização de ambientes de geometria dinâmica dentro da sala de aula. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/723 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Eficácia | por |
dc.subject | Eficiência | por |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.subject | Geogebra | por |
dc.subject | Isometrias | por |
dc.subject | Simetrias | por |
dc.title | Utilização do Geogebra no tópico Reflexão, Rotação e Translação – um estudo no 6.º ano de escolaridade | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |