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Representações sociais de jovens do ensino superior sobre a violência doméstica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Ana Maria de Sousa Neves
dc.contributor.authorCruz, Alexandra Dinis
dc.date.accessioned2023-07-31T08:27:38Z
dc.date.available2023-07-31T08:27:38Z
dc.date.issued2023-06-13
dc.description.abstractEsta investigação, apresentada sob a forma de dissertação, é o culminar de muitas questões que diariamente me surgiam sobre uma temática muito controversa, constante e que me é muito familiar, uma vez que a vivenciei no meu seio familiar. Dirige-se a um público-alvo que é o futuro e que poderá ser o ponto de viragem para a mudança de mentalidades, preconceitos e comportamentos. Esta dissertação que apelidei de “Representações sociais de jovens do ensino superior sobre a violência doméstica” procurou abordar a violência doméstica dentro do paradigma de mediação intercultural e intervenção social e numa vertente de prevenção do futuro. Esta investigação teve como objetivos conhecer a perceção que jovens estudantes do ensino superior têm sobre a violência doméstica. Procurou, também, perceber quais as características que os futuros educadores sociais identificam como primordiais para um interventor social, identificar e propor possíveis ações socioeducativas a considerar em cursos de ensino superior para a sensibilização da não violência e, ainda, apresentar as potencialidades da mediação intercultural na transformação e empoderamento dos sujeitos implicados nesta problemática social. A presente dissertação insere-se dentro de um paradigma interpretativo ou fenomenológico procurando, assim, percecionar, interpretar e refletir, sobre o tem apresentado, “[…] a metodologia do projeto é um processo permanente e contínuo […] “Guerra (2006, p. 122). Relativamente às técnicas de recolha de informação, utilizei a análise de documental, apliquei um questionário a estudantes da licenciatura de Educação Social do Instituto Politécnico de Leiria, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e realizei uma entrevista semiestruturada a três estudantes, no sentido de aprofundar algumas das questões que permitisse aos indivíduos uma opinião, mais ampla e profunda. No decorrer da aplicação dos questionários e da realização das entrevistas, percebi que estes jovens têm uma representação social sobre a violência doméstica bastante clara, considerando-a um crime, mas que também têm noção de ainda há um longo caminho a fazer nesta área. Também percebi que todos têm presente quais as competências que um interventor social deve ter e de que modo as práticas da mediação intercultural podem interferir e auxiliar na mudança das representações sociais dos jovens sobre a violência doméstica e no empoderamento de possíveis vítimas deste problema social.pt_PT
dc.identifier.tid203335767pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8719
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEmpoderamentopt_PT
dc.subjectTransformaçãopt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectViolência Domésticapt_PT
dc.subjectRepresentações sociaispt_PT
dc.titleRepresentações sociais de jovens do ensino superior sobre a violência domésticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

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