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Representações sociais de jovens do ensino superior sobre a violência doméstica
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Ana Maria de Sousa Neves | |
dc.contributor.author | Cruz, Alexandra Dinis | |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T08:27:38Z | |
dc.date.available | 2023-07-31T08:27:38Z | |
dc.date.issued | 2023-06-13 | |
dc.description.abstract | Esta investigação, apresentada sob a forma de dissertação, é o culminar de muitas questões que diariamente me surgiam sobre uma temática muito controversa, constante e que me é muito familiar, uma vez que a vivenciei no meu seio familiar. Dirige-se a um público-alvo que é o futuro e que poderá ser o ponto de viragem para a mudança de mentalidades, preconceitos e comportamentos. Esta dissertação que apelidei de “Representações sociais de jovens do ensino superior sobre a violência doméstica” procurou abordar a violência doméstica dentro do paradigma de mediação intercultural e intervenção social e numa vertente de prevenção do futuro. Esta investigação teve como objetivos conhecer a perceção que jovens estudantes do ensino superior têm sobre a violência doméstica. Procurou, também, perceber quais as características que os futuros educadores sociais identificam como primordiais para um interventor social, identificar e propor possíveis ações socioeducativas a considerar em cursos de ensino superior para a sensibilização da não violência e, ainda, apresentar as potencialidades da mediação intercultural na transformação e empoderamento dos sujeitos implicados nesta problemática social. A presente dissertação insere-se dentro de um paradigma interpretativo ou fenomenológico procurando, assim, percecionar, interpretar e refletir, sobre o tem apresentado, “[…] a metodologia do projeto é um processo permanente e contínuo […] “Guerra (2006, p. 122). Relativamente às técnicas de recolha de informação, utilizei a análise de documental, apliquei um questionário a estudantes da licenciatura de Educação Social do Instituto Politécnico de Leiria, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e realizei uma entrevista semiestruturada a três estudantes, no sentido de aprofundar algumas das questões que permitisse aos indivíduos uma opinião, mais ampla e profunda. No decorrer da aplicação dos questionários e da realização das entrevistas, percebi que estes jovens têm uma representação social sobre a violência doméstica bastante clara, considerando-a um crime, mas que também têm noção de ainda há um longo caminho a fazer nesta área. Também percebi que todos têm presente quais as competências que um interventor social deve ter e de que modo as práticas da mediação intercultural podem interferir e auxiliar na mudança das representações sociais dos jovens sobre a violência doméstica e no empoderamento de possíveis vítimas deste problema social. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203335767 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8719 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Empoderamento | pt_PT |
dc.subject | Transformação | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Violência Doméstica | pt_PT |
dc.subject | Representações sociais | pt_PT |
dc.title | Representações sociais de jovens do ensino superior sobre a violência doméstica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |
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