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Authors
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Abstract(s)
Numa década que se considera decisiva no combate às alterações climáticas,
o consumo excessivo nos países desenvolvidos deve ser
radicalmente repensado. Por outro lado, a disciplina de design gráfico
trabalha muitas vezes precisamente para influenciar o consumo
e segregar produtos e consumidores, criando muitas vezes produtos
cuja única finalidade é apelar ao consumo, como a publicidade
e as embalagens. O surgimento de novos sistemas digitais de
comunicação dinâmicos e interactivos teve um impacto revolucionário
na sociedade e no design, tendo expandido o campo de atuação da
disciplina de design gráfico. Muito do conhecimento prévio do design
gráfico editorial foi directamente aplicado no design gráfico de
interfaces digitais, mas o seu carácter dinâmico e interactivo exige
uma especialização, tendo surgido dentro da área do design gráfico
especializações como UX (User Experience) e UI (User Interface).
O presente projecto tem o objectivo desenvolver o design gráfico de uma
interface digital de consumo colaborativo que facilite a partilha e a troca
de bens de consumo entre amigos. Esta interface é resultado de uma
investigação teórica desenvolvida e apresentada nesta dissertação sobre
temas interligados como a sustentabilidade, o design, o consumo e o
impacto das novas tecnologias digitais na sociedade e no design gráfico.
O intuito desta plataforma é reduzir significativamente o desperdício
e o consumo de novos bens, por considerar redundante que todos os
membros de uma comunidade possuam determinados objectos que são
apenas utilizados algumas vezes.
Para atingir um objecto gráfico pertinente, será abordado o fenómeno
de partilha, a sua história e estudos sobre os contextos em que acontece.
Serão ainda utilizadas metodologias de HCI (Human Centered Design)
e de Design UX através da análise de produtos congéneres quanto ao seu
funcionamento e aos seus pontos fortes e fracos; entrevistas a
utilizadores-tipo sobre o contexto em que partilham, quais as suas motivações
ou relutâncias em fazê-lo; criação de personas, mapas de navegação
e testes de usabilidade, para a obtenção de um produto
pertinente que cumpra os parâmetros de uma boa usabilidade.
Description
Keywords
Design Consumo Sustentabilidade Tecnologia User Experience User Interface