Publication
Promoção de estratégias de estudo: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
dc.contributor.author | Seco, Graça Maria dos Santos Batista | |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Patrícia | |
dc.contributor.author | Santos, Irene Cristiana | |
dc.contributor.author | Filipe, Luís Pereira | |
dc.contributor.author | Alves, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2009-08-11T15:28:11Z | |
dc.date.available | 2009-08-11T15:28:11Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.description.abstract | No âmbito do apoio psicopedagógico desenvolvido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do IPL (implementado através do projecto "Trajectos com sucesso no IPL", financiado pelo POCI 2010), têm vindo a ser dinamizados alguns programas de formação destinados a todos os seus estudantes. Sendo que o ano lectivo 2007/2008 constitui um marco importante na transição das metodologias de ensino-aprendizagem, de acordo com o processo de Bolonha, considerámos da maior relevância e utilidade promover a reflexão e adequação das estratégias de estudo utilizadas pelos estudantes do IPL às novas exigências do ensino superior. É nossa intenção, com esta proposta de comunicação, partilhar a experiência desenvolvida nas 5 Escolas do IPL no que respeita à estruturação e implementação do Programa de Promoção de Estratégias de Estudo e respectivos resultados. O referido programa, organizado em 3 sessões num total de 10 horas, teve como principal objectivo identificar e desenvolver estratégias que permitam melhorar e optimizaro trabalho e desempenho académicos, ultrapassar algumas das dificuldades mais sentidas no estudo e fomentar a importância da auto-regulação para o sucesso do estudante do IPL. Nas 5 escolas participaram 67 estudantes que se implicaram activamente na identificação e desenvolvimento de estratégias relacionadas com a gestão do tempo, da ansiedade e das emoções e de técnicas activas de estudo. Na globalidade, o programa foi avaliado de forma muito positiva, sendo que os estudantes consideram a construção e desenvolvimento de tais metodologias de estudo como um factor facilitador do seu percurso académico e da realização pessoal. | pt |
dc.identifier.citation | SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Promoção de estratégias de estudo: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). INFAD Revista de Psicología. N.º 1 (2008), p. 295-303. | pt |
dc.identifier.issn | 0214-9877 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/59 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | INFAD - Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores | pt |
dc.subject | Auto-regulação da aprendizagem | pt |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt |
dc.subject | Gestão do tempo | pt |
dc.title | Promoção de estratégias de estudo: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Badajoz | pt |
oaire.citation.endPage | 303 | pt |
oaire.citation.startPage | 295 | pt |
oaire.citation.title | INFAD Revista de Psicología | pt |
person.familyName | Seco | |
person.familyName | Filipe | |
person.familyName | Alves | |
person.givenName | Graça | |
person.givenName | Luis | |
person.givenName | Sandra | |
person.identifier.ciencia-id | F015-82B4-8D75 | |
person.identifier.ciencia-id | 6915-7AC9-8487 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8604-3471 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2092-9530 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7376-8112 | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | article | pt |
relation.isAuthorOfPublication | fb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da | |
relation.isAuthorOfPublication | 191988fe-3b92-458c-ab6b-266c76bb8bd5 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1d5c0a04-14f8-4eb1-9d7c-6addfdb74b52 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | fb7e7904-34af-472d-b513-8ac6b2e847da |