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Caracterização mecânica da liga AlSi10Mg obtida por SLM para aplicação em componentes automóveis
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Alves, Maria Leolpodina Mendes Ribeiro de Sousa | |
dc.contributor.advisor | Vasco, Joel Oliveira Correia | |
dc.contributor.author | Santos, David Mendes dos | |
dc.date.accessioned | 2016-05-13T11:07:12Z | |
dc.date.available | 2016-05-13T11:07:12Z | |
dc.date.issued | 2014-12-18 | |
dc.description.abstract | Este projeto visa efetuar a caracterização mecânica da liga AlSi10Mg obtida por SLM (Fundição de Metal por Laser) para aplicação em componentes automóveis. Ao longo deste projeto é efetuada uma pesquisa bibliográfica das tecnologias de fabrico rápido mais frequentemente aplicadas ao processamento de alumínios, abordando de forma específica a tecnologia SLM, bem como a influência dos seus parâmetros no processamento de ligas de alumínio. Será levado a cabo um estudo comparativo da liga AlSi10Mg fabricada por fundição em molde permanente com a obtida por SLM, analisando-se a microestrutura das ligas, bem como as suas propriedades mecânicas, através da realização de ensaios de dureza, tração, análise dinâmico-mecânica e fadiga. Deste modo será possível perceber as diferenças entre o comportamento mecânico da liga obtida por SLM e a liga obtida pelo método convencional. Em resultado do estudo realizado, observou-se que a liga AlSi10Mg obtida por SLM apresenta uma microestrutura muito mais fina do que a liga fabricada por fundição em molde permanente, o que lhe permite ter um comportamento mecânico superior na maioria dos ensaios mecânicos realizados. Assim, é possível aplicar a tecnologia SLM ao fabrico de componentes em alumínio no sector automóvel, visto ser possível obter propriedades mecânicas superiores ou equivalentes aos componentes fabricados pelos processos de fabrico convencionais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201151758 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1819 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Redução de peso em veículos | pt_PT |
dc.subject | Ligas de alumínio | pt_PT |
dc.subject | AlSi10Mg | pt_PT |
dc.subject | SLM | pt_PT |
dc.subject | Propriedades Mecânicas | pt_PT |
dc.title | Caracterização mecânica da liga AlSi10Mg obtida por SLM para aplicação em componentes automóveis | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |