Repository logo
 
Publication

Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português

dc.contributor.authorCarvalho, José António Brandão
dc.contributor.authorBarbeiro, Luís
dc.date.accessioned2025-10-29T09:56:36Z
dc.date.available2025-10-29T09:56:36Z
dc.date.issued2013-09en_US
dc.date.updated2025-10-24T13:35:50Z
dc.description.abstractA escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspetivada como promotora da elaboração do conhecimento.por
dc.description.abstractWriting may be considered a learning tool, playing a relevant role in knowledge acquisition, development and expression. The role of writing in knowledge construction can be understood focusing on linguistic features, the cognitive processes involved, or the social and cultural practice in which it occurs. Based on the relevance that writing can take in these processes in the school context, we conducted a study aimed at verifying the extent to which this dimension is valued in Portuguese schools of primary education (1st to 9th grades). We chose two complementary methodological pathways: analyzing textbooks and inquiring teachers by means of a questionnaire. The data collected show that, in the school context, writing is used particularly in tasks aimed at the reproduction of information and that only very seldom is writing viewed as a promoter of knowledge creation. Keywords: writing; learning tool; knowledge reproduction/construction.eng
dc.description.abstractLa escritura se puede entender como un instrumento de aprendizaje en la medida que desempeña un papel importante en los procesos de adquisición, elaboración y expresión de conocimiento. El papel de la escritura en la construcción del conocimiento se puede comprender considerando centrales las características lingüísticas, los procesos cognitivos implicados, o la práctica sociocultural en la que se insiere. Teniendo por base la importancia que la escritura como herramienta de aprendizaje puede tener en el contexto escolar, se llevó a cabo un estudio con el fin de averiguar hasta qué punto esa dimensión se valora en la escuela portuguesa de educación básica. Hemos optado por dos caminos metodológicos complementarios: el análisis de libros de texto y de las respuestas al cuestionario propuesto a los profesores. Los datos han demostrado que, en el contexto escolar, el uso de la escritura se da, en la mayoría de los casos, en el cuadro de tareas que tienen como objetivo la reproducción de conocimiento y que, rara vez, se ve como una herramienta que promueve la elaboración del conocimiento.spa
dc.description.versionN/A
dc.identifier.doi10.1590/s1413-24782013000300006
dc.identifier.eid2-s2.0-84887812280en_US
dc.identifier.issn1413-2478en_US
dc.identifier.slugcv-prod-122806
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/14419
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.relation.hasversionhttps://www.scielo.br/j/rbedu/i/2013.v18n54/
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEscrita
dc.subjectFerramenta de aprendizagem
dc.subjectReprodução/construção
dc.subjectWriting
dc.subjectLearning tool
dc.subjectKnowledge reproduction/construction
dc.subjectEscritura
dc.subjectHerramienta de aprendizaje
dc.subjectReproducción/construcción
dc.titleReproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar portuguêspor
dc.title.alternativeKnowledge reproduction vs. knowledge construction? Uses of writing in Portuguese schoolseng
dc.title.alternative¿Reproducir o desarrollar conocimiento? Las funciones de la escritura en el contexto escolar portuguêsspa
dc.typeresearch articleen_US
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage628
oaire.citation.issue54en_US
oaire.citation.startPage609
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Educaçãoen_US
oaire.citation.volume18en_US
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBarbeiro
person.givenNameLuís
person.identifier.ciencia-id6616-A3B7-75C9
person.identifier.orcid0000-0001-5798-2904
person.identifier.scopus-author-id10241634900
rcaap.cv.cienciaid6616-A3B7-75C9 | Luís Filipe Tomás Barbeiro
rcaap.rightsopenAccessen_US
relation.isAuthorOfPublication0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0937ab59-0f24-4868-9c4d-e69c3c046b57

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Reproduzir_ou_construir_conhecimento_-_FuncI_oI_es_da_escrita....pdf
Size:
275.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: