Repository logo
 
Publication

Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º ano

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.advisorAlves, Dina Catarina Duarte
dc.contributor.authorJaneiro, Catarina de Jesus Vital
dc.date.accessioned2017-07-28T14:30:32Z
dc.date.available2017-07-28T14:30:32Z
dc.date.issued2017-07-21
dc.description.abstractO presente relatório de mestrado, referente à Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o meu percurso ao longo deste Mestrado, com base nas principais experiências vividas nos diversos contextos em que realizei as Práticas Pedagógicas. Na segunda parte, evidencia-se a Dimensão Investigativa realizada em contexto da Prática Pedagógica em 2.º CEB, numa turma do 6.º ano de escolaridade. O estudo empreendido insere-se no paradigma socio- -crítico assumindo-se como uma investigação-ação. Procurou-se compreender o papel tanto das atividades presentes no manual adotado de História e Geografia de Portugal como das atividades propostas pelo professor, enquanto recurso educativo na construção do conhecimento histórico do aluno. Neste estudo, as atividades propostas pelo professor apontam para um desenvolvimento de competências dentro de um patamar mais complexo que as presentes no manual. Assim, a investigação levada a cabo indicia que essas propostas levaram os alunos a desenvolver competências para além das pretendidas pelo manual escolar. Os dados recolhidos revelam que os alunos são capazes de operar num nível de complexificação crescente. Neste sentido, o nível de literacia dos alunos, quanto mais trabalhado e mais desenvolvido estiver permite uma maior fundamentação das suas posições, dos seus valores e ideias no âmbito da sociedade em que vivem.pt_PT
dc.identifier.tid201721538pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2678
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino das ciênciaspt_PT
dc.subjectEnsino da históriapt_PT
dc.titleUm olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Catarina Janeiro.pdf
Size:
11.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: