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Promoção de competências de linguagem em crianças com 5-6 anos de idade, sem perturbação da linguagem
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mangas, Catarina Frade | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Tiago Alexandre Cardoso | |
dc.date.accessioned | 2018-02-07T15:33:03Z | |
dc.date.available | 2018-02-07T15:33:03Z | |
dc.date.issued | 2017-12-12 | |
dc.description.abstract | A Linguagem é uma faculdade humana que permite a comunicação com diversos interlocutores. Surge precocemente e desenvolve-se, de uma forma exponencial, nos primeiros anos de vida. Para tal, é importante que o meio envolvente seja estimulante e permita a troca de experiências com os demais interlocutores. A idade Pré-escolar é um marco no desenvolvimento, não só para a estimulação, mas também para a identificação de comportamentos desviantes. Com o intuito de evitar complicações futuras, cabe aos profissionais que lidam com estas crianças prevenir as perturbações da linguagem. O Terapeuta da Fala, enquanto profissional de saúde formado para lidar com as áreas da comunicação e linguagem, apresenta um papel de destaque nesta ação preventiva. Em Portugal não existem muitas referências relativas a ações de prevenção de perturbações da linguagem, pelo que se torna necessário o investimento na promoção de competências infantis, com vista à prevenção de perturbações. Neste sentido, levou-se a cabo um estudo exploratório-descritivo, com paradigma quali-quantitativo, cujo objetivo geral foi o de “criar e implementar um Programa de Promoção de Competências de Linguagem para crianças com 5-6 anos, sem Perturbação da Linguagem, de forma a analisar a sua potencial influência nas competências linguísticas”. Foi construído um programa de estimulação, constituído por 10 sessões, analisado e validado por um painel de peritos. Posteriormente, selecionou-se uma amostra de 12 crianças, que foram avaliadas com um teste de linguagem para idade pré-escolar, tendo o programa sido aplicado a metade do grupo. Paralelamente, a Educadora de Infância que acompanha as crianças foi entrevistada, de forma a percecionar a sua opinião sobre a influência do respetivo programa nas competências linguísticas das crianças. Os resultados finais do estudo vêm evidenciar que as crianças que participaram no programa melhoraram as competências de linguagem, o que não aconteceu no caso das crianças que não participaram. Estes resultados veem reforçar a relevância do investimento em ações de prevenção, através da promoção de competências linguísticas, potenciando as competências de linguagem oral e escrita das crianças, nomeadamente ao nível da literacia, algo indispensável para o seu sucesso escolar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201849143 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3013 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | Linguagem | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Terapia da fala | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_PT |
dc.title | Promoção de competências de linguagem em crianças com 5-6 anos de idade, sem perturbação da linguagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação Acessível | pt_PT |