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Promoção de competências de linguagem em crianças com 5-6 anos de idade, sem perturbação da linguagem

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMangas, Catarina Frade
dc.contributor.authorRodrigues, Tiago Alexandre Cardoso
dc.date.accessioned2018-02-07T15:33:03Z
dc.date.available2018-02-07T15:33:03Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.description.abstractA Linguagem é uma faculdade humana que permite a comunicação com diversos interlocutores. Surge precocemente e desenvolve-se, de uma forma exponencial, nos primeiros anos de vida. Para tal, é importante que o meio envolvente seja estimulante e permita a troca de experiências com os demais interlocutores. A idade Pré-escolar é um marco no desenvolvimento, não só para a estimulação, mas também para a identificação de comportamentos desviantes. Com o intuito de evitar complicações futuras, cabe aos profissionais que lidam com estas crianças prevenir as perturbações da linguagem. O Terapeuta da Fala, enquanto profissional de saúde formado para lidar com as áreas da comunicação e linguagem, apresenta um papel de destaque nesta ação preventiva. Em Portugal não existem muitas referências relativas a ações de prevenção de perturbações da linguagem, pelo que se torna necessário o investimento na promoção de competências infantis, com vista à prevenção de perturbações. Neste sentido, levou-se a cabo um estudo exploratório-descritivo, com paradigma quali-quantitativo, cujo objetivo geral foi o de “criar e implementar um Programa de Promoção de Competências de Linguagem para crianças com 5-6 anos, sem Perturbação da Linguagem, de forma a analisar a sua potencial influência nas competências linguísticas”. Foi construído um programa de estimulação, constituído por 10 sessões, analisado e validado por um painel de peritos. Posteriormente, selecionou-se uma amostra de 12 crianças, que foram avaliadas com um teste de linguagem para idade pré-escolar, tendo o programa sido aplicado a metade do grupo. Paralelamente, a Educadora de Infância que acompanha as crianças foi entrevistada, de forma a percecionar a sua opinião sobre a influência do respetivo programa nas competências linguísticas das crianças. Os resultados finais do estudo vêm evidenciar que as crianças que participaram no programa melhoraram as competências de linguagem, o que não aconteceu no caso das crianças que não participaram. Estes resultados veem reforçar a relevância do investimento em ações de prevenção, através da promoção de competências linguísticas, potenciando as competências de linguagem oral e escrita das crianças, nomeadamente ao nível da literacia, algo indispensável para o seu sucesso escolar.pt_PT
dc.identifier.tid201849143pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3013
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectTerapia da falapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_PT
dc.titlePromoção de competências de linguagem em crianças com 5-6 anos de idade, sem perturbação da linguagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Acessívelpt_PT

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