Publication
Desenvolvimento Profissional Docente na Formação Inicial de Professores na Guiné-Bissau
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
dc.contributor.advisor | Milhano, Sandrina Diniz Fernandes | |
dc.contributor.advisor | Pocinho, Ricardo Filipe da Silva | |
dc.contributor.author | Silva, Silvino Guerra da | |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T16:21:26Z | |
dc.date.available | 2025-03-17T16:21:26Z | |
dc.date.issued | 2024-12-11 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho incide sobre o desenvolvimento profissional docente na formação inicial de professores na Guiné-Bissau. A questão da educação de qualidade tem constituído, desde muito tempo, uma preocupação na sociedade guineense, principalmente da classe profissional. O objetivo geral deste estudo visa conhecer a opinião dos professores sobre o desenvolvimento profissional docente na Guiné-Bissau. Nesta senda, auscultamos os estudantes em formação inicial, os professores em exercício pleno da docência, tanto das escolas normais ou escolas superiores de educação (ESE), dos institutos e centros de formação de professores dispersos em todo território nacional, das escolas públicas e os técnicos do Ministério da Educação Nacional (MEN). Para melhor compreender as questões da partida, optámos por uma abordagem qualitativa através da utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas que servem de base aos elementos fundamentais para a triangulação e aprofundamento dos resultados. Os resultados sugerem que os professores consideram que há muito trabalho a fazer para reforçar o desenvolvimento profissional docente na Guiné-Bissau nos vários âmbitos e contextos e requalificar o sistema educativo guineense no seu todo, começando na formação inicial dos professores, a formação contínua e o apoio ao início da atividade profissional. Sugere-se a necessidade de formadores qualificados e destaca-se, ainda, a necessidade de reforçar o equipamento existente nas escolas, incluindo materiais didáticos, bibliotecas, salas informáticas, possibilitando, assim, a requalificação do sistema educativo guineense no seu todo. Neste sentido, considera-se fundamental encarar os vários fatores inerentes ao desenvolvimento profissional docente como instrumentos fundamentais para a mudança que se espera para alavancar o ensino guineense. | por |
dc.identifier.tid | 203919696 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/12691 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | |
dc.subject | Formação de professores | |
dc.subject | Guiné-Bissau | |
dc.title | Desenvolvimento Profissional Docente na Formação Inicial de Professores na Guiné-Bissau | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- silvino-guerra-da-silva-dissertacao-de-mestrado_apos_correcoes_formais.pdf
- Size:
- 2.01 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: