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ESTUDO DE COMPONENTES ÓTICOS PARA A INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorMartinho, Pedro Miguel Gonçalves
dc.contributor.advisorFerreira, Irene Sofia Carvalho
dc.contributor.authorPotêncio, Artur José Cavalcanti
dc.date.accessioned2019-12-09T14:06:44Z
dc.date.available2022-10-28T00:30:16Z
dc.date.issued2019-10-28
dc.description.abstractA moldação por injeção é um processo fortemente utilizado em diversas linhas de produ-ção, dos mais variados objetos e respetivos materiais. As fases do processo são objetos de estudo na constante melhoria da eficiência e minimização dos custos associados. Neste âmbito, o principal objetivo deste trabalho consiste em apontar melhorias na etapa de re-moção de jitos dos componentes óticos moldados por injeção, numa indústria de injeção de plásticos do ramo automóvel. As peças fabricadas apresentaram defeitos indesejados em locais críticos, determinado pelo fabricante, na superfície ótica destes componentes. O pro-blema causador destes defeitos é descrito com base na análise e nas observações realizadas no local da linha de produção. Após as devidas medições e recolha de dados deste caso de estudo, a insuflação no momento do corte a laser dos jitos das lentes é considerada a cau-sadora dos defeitos apresentados. Utilizaram-se ferramentas CFD e DOE, com o objetivo de encontrar os parâmetros associados às mangueiras de insuflação de ar, para indicar e caracterizar condições ótimas à solução do problema. Os objetos principais do cenário ex-perimental foram modelados e as condições de insuflação reais foram simuladas com o auxílio das ferramentas CAD e CFD, respetivamente. Para além disto, foram realizadas 9 simulações (desenho fatorial completo de dois níveis com adição de ponto central) que permitissem avaliar e comparar as velocidades de escoamento do ar no plano de corte dos jitos, por forma a determinar a influência da altura, ângulo e velocidade do ar à saída das mangueiras de insuflação, como potenciais fatores de influência do problema em estudo. Com base nos resultados obtidos observou-se que quanto maior a velocidade do sopro, menor distância à peça e maior o ângulo de referência da mangueira, melhores são as con-dições de insuflação na zona de corte dos jitos, neste caso, melhores que as condições atu-ais. Os resultados estatísticos de DOE demonstraram que a altura é o fator crítico para a obtenção das maiores velocidades de escoamento no plano de corte, consequentemente maior eficácia na remoção de impurezas e menor número de defeitos. No final do trabalho, são apontadas recomendações de trabalhos futuros, considerando que as simulações prati-cadas durante o estudo apenas apontam condições aproximadas, sendo extremamente viá-vel a execução e validação dos parâmetros de insuflação resultantes, no local real de pro-dução dos componentes.pt_PT
dc.identifier.tid202329968pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4319
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMoldação por injeçãopt_PT
dc.subjectLentes óticaspt_PT
dc.subjectPMMApt_PT
dc.subjectCorte a laserpt_PT
dc.subjectCFDpt_PT
dc.subjectDOEpt_PT
dc.titleESTUDO DE COMPONENTES ÓTICOS PARA A INDÚSTRIA AUTOMÓVELpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEngenharia Automóvelpt_PT

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