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- ELECTRONICAL LY RECONFIGURABLE FS S - INSPIRED TRANSMITARRAY FOR TWO DIMENS IONAL BEAMSTEERING FOR 5G ANDRADAR APPL ICATIONS AT 2 8 GHZPublication . Vala, Mário António Patrício Carreira; Caldeirinha, Rafael Ferreira da Silva; Reis, João Ricardo VitorinoIn this dissertation, the author’s work on a 28 GHz transmitarray capable of antenna beamsteering for various wireless applications, is presented. Such device allows for the adjustment of the radiation pattern of an antenna by changing its main lobe direction, without the need of any mechanical means. A unit-cell based on a square-slot Frequency Selective Surface (FSS) is designed, simulated and optimised through several full-wave simulations, using an electromagnetic solver (CST MWS). Subsequently, the unit-cell was extended to a 10x10 array configuration in order to enable Two-dimensional (2D) beamsteering. This work yielded the fabrication of a prototype composed of four passive transmitarray lens, which were experimentally tested and characterised. Finally, a novel unit-cell based on a double square-slot intended aiming at active beamsteering was also studied and optimised in simulation environment. From this work, it was demonstrated that transmitarray can be seen as feasible alternative to many traditional beamsteering techniques, such as phased antenna arrays, while reducing the RF burden of the overall system using only a single radiation source. This fact, allied with it’s ease of integration, reduced cost and low-profile characteristics make transmitarrays a desirable solution for 5G and RADAR applications, among others.
- ESTUDO DE COMPONENTES ÓTICOS PARA A INDÚSTRIA AUTOMÓVELPublication . Potêncio, Artur José Cavalcanti; Martinho, Pedro Miguel Gonçalves; Ferreira, Irene Sofia CarvalhoA moldação por injeção é um processo fortemente utilizado em diversas linhas de produ-ção, dos mais variados objetos e respetivos materiais. As fases do processo são objetos de estudo na constante melhoria da eficiência e minimização dos custos associados. Neste âmbito, o principal objetivo deste trabalho consiste em apontar melhorias na etapa de re-moção de jitos dos componentes óticos moldados por injeção, numa indústria de injeção de plásticos do ramo automóvel. As peças fabricadas apresentaram defeitos indesejados em locais críticos, determinado pelo fabricante, na superfície ótica destes componentes. O pro-blema causador destes defeitos é descrito com base na análise e nas observações realizadas no local da linha de produção. Após as devidas medições e recolha de dados deste caso de estudo, a insuflação no momento do corte a laser dos jitos das lentes é considerada a cau-sadora dos defeitos apresentados. Utilizaram-se ferramentas CFD e DOE, com o objetivo de encontrar os parâmetros associados às mangueiras de insuflação de ar, para indicar e caracterizar condições ótimas à solução do problema. Os objetos principais do cenário ex-perimental foram modelados e as condições de insuflação reais foram simuladas com o auxílio das ferramentas CAD e CFD, respetivamente. Para além disto, foram realizadas 9 simulações (desenho fatorial completo de dois níveis com adição de ponto central) que permitissem avaliar e comparar as velocidades de escoamento do ar no plano de corte dos jitos, por forma a determinar a influência da altura, ângulo e velocidade do ar à saída das mangueiras de insuflação, como potenciais fatores de influência do problema em estudo. Com base nos resultados obtidos observou-se que quanto maior a velocidade do sopro, menor distância à peça e maior o ângulo de referência da mangueira, melhores são as con-dições de insuflação na zona de corte dos jitos, neste caso, melhores que as condições atu-ais. Os resultados estatísticos de DOE demonstraram que a altura é o fator crítico para a obtenção das maiores velocidades de escoamento no plano de corte, consequentemente maior eficácia na remoção de impurezas e menor número de defeitos. No final do trabalho, são apontadas recomendações de trabalhos futuros, considerando que as simulações prati-cadas durante o estudo apenas apontam condições aproximadas, sendo extremamente viá-vel a execução e validação dos parâmetros de insuflação resultantes, no local real de pro-dução dos componentes.
