Publication
Viagens literárias: uma estratégia pedagógica com o Google Earth Web2
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Marta Sofia Abreu da | |
dc.contributor.author | Antunes, Isaura João Valente | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T16:09:49Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T16:09:49Z | |
dc.date.issued | 2022-09 | |
dc.date.submitted | 2022-09 | |
dc.description.abstract | Este estudo exploratório visou criar uma estratégia pedagógica que facilite a criação de Viagens Literárias ou Roteiros Digitais de Leitura por parte de alunos do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico, mediada pela ferramenta Google Earth Web. Para o efeito, pretendeu-se conhecer e descrever as potencialidades da tecnologia Google Earth Web nas suas dimensões colaborativa, motivacional, potenciadora de conhecimento e de literacia digital, assim como a identificação das suas limitações. O estudo desenvolveu-se em dois ciclos de Investigação-Ação, envolvendo, num primeiro ciclo, os 21 alunos de uma turma de 3º ano e no segundo ciclo uma turma de 22 alunos de 5º ano de um estabelecimento de ensino privado de Lisboa. Em ambos os ciclos de Investigação-Ação promoveu-se a conceção de um Roteiro Digital de Leitura a partir de um texto literário referenciado pelo PNL 2027, utilizando guiões com diferentes níveis de complexidade. Procedeu-se à recolha de dados e à sua avaliação, através de uma abordagem interpretativa assente em técnicas mistas, qualitativas e quantitativas, com base em entrevistas aos alunos, em grelhas de observação e em questionários de perguntas abertas e fechadas. Conclui-se que a ferramenta Google Earth Web reúne características que proporcionam o trabalho colaborativo e que são percecionadas como desafiantes, estimulando a curiosidade e a pesquisa. A possibilidade que oferece para a criação de hipertextos está associada a uma aprendizagem inerente a ambientes virtuais e à exploração de recursos digitais para a aquisição de conhecimento. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203199367 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8008 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Competências digitais | pt_PT |
dc.subject | Google Earth | pt_PT |
dc.subject | Roteiro Digital de Leitura | pt_PT |
dc.subject | Pensamento geográfico | pt_PT |
dc.subject | Literacia | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.title | Viagens literárias: uma estratégia pedagógica com o Google Earth Web2 | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Projeto_Isaura Antunes_após correções formais.pdf
- Size:
- 3.99 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: