Repository logo
 
Publication

Marketing Relacional nas Instituições de Ensino Superior: o caso da mobilidade de estudantes na FCCEE da Universidade de Vigo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Alcina Teresa Gaspar
dc.contributor.authorCalvo, Franco Ismael
dc.date.accessioned2021-03-02T13:32:09Z
dc.date.available2021-03-02T13:32:09Z
dc.date.issued2020-12-29
dc.description.abstractO presente relatório, enquadrado no estágio realizado no Vice Decanato de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Vigo, região da Galiza, Espanha, apresenta as atividades realizadas durante os seis meses de estágio. Ao mesmo tempo, tenta mostrar como o marketing, e especialmente o Marketing Relacional, pode influenciar diretamente a tomada de decisões dos estudantes internacionais que fazem mobilidades internacionais quando escolhem (ou não) uma universidade no estrangeiro. As universidades públicas, além de serem organizações sem fins lucrativos, precisam de desenvolver diferentes estratégias de marketing a fim de criar relações duradouras com os ex-estudantes, estudantes atuais e também para atrair novos talentos, para assim conseguir um posicionamento e uma imagem sólida em todo o mundo num contexto altamente competitivo. As universidades devem ter em conta diversos fatores quando se trata da mobilidade de estudantes, tais como, um bom serviço de chegada, boa comunicação, informação e acompanhamento durante todo o período da estadia na universidade de acolhimento, uma universidade aberta e formada para receber os diversos públicos, estudantes estrangeiros, professores, pessoal administrativo ou estudantes próprios. Estas ações produzem um efeito sinérgico ou multiplicador sobre a imagem e posicionamento da universidade, da cidade onde está imersa e da região em geral de modo a que, desenvolvendo estratégias de marketing efetivas, se possa pensar num futuro não muito distante num projeto de internacionalização consolidado.pt_PT
dc.identifier.tid202655547pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5418
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_PT
dc.subjectPlano de Marketingpt_PT
dc.subjectMobilidadept_PT
dc.subjectEstudantes Internacionaispt_PT
dc.titleMarketing Relacional nas Instituições de Ensino Superior: o caso da mobilidade de estudantes na FCCEE da Universidade de Vigopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio Franco Calvo 30.11 PDF (1).pdf
Size:
3.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: