Publication
Diálogos Interculturais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Vieira, Ricardo Manuel das Neves | |
dc.contributor.author | Youssef, Juliana Bezerra | |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T10:29:39Z | |
dc.date.available | 2024-08-02T10:29:39Z | |
dc.date.issued | 2024-06-17 | |
dc.description.abstract | O atual contexto social, especialmente em países da Europa, com o crescente número de imigrantes e refugiados, coloca a todos em contato com diferentes racionalidades. Por um lado, no cenário internacional, há uma crescente onda conservadora diante das migrações, consequência de uma monoracionalidade que recusa a diversidade e se funda em apenas um modo de ser/viver como aceitável, tornando árido o pensamento e as relações. Por outro, e sem querer imprimir apenas dois caminhos para a questão, mas destacando o que importa para a pesquisa, há a potência de reflorestar o pensamento (Núñez, 2021), aproveitando a diversidade existente para potencializar o devir, desatado da repetição de apenas um projeto de mundo. As sociedades multiculturais nos permitem uma outra leitura do mundo, uma vez que “a encruzilhada-mundo emerge como horizonte para credibilizarmos as ambivalências, as imprevisibilidades, as contaminações, as dobras, atravessamentos, os não ditos, as múltiplas presenças, sabedorias, e linguagens, ou seja, as possibilidades” (Rufino, 2019, p.18). Reivindicada assim, as sociedades multiculturais enquanto encruzilhadas, tem como potência o cruzo. Ou seja, a partir do contato com outras racionalidades e experiências de mundo, as verdades podem deixam de ser absolutas para ampliar as perspetivas e ser possível a construção do comum, que não se confunde com algo igual ou homogéneo. Nesse sentido, a pesquisa visa investigar em que medida o contato com outras culturas é um meio de complexificação da realidade e um processo educativo de formação do ser humano. A racionalidade dominante fala de um mundo binário posto, remontando o pensamento do passado colonial que dá as bases para esse modus operandis. Nessa perspetiva, o mundo já está “dado” e é valorado a partir de oposições como certo/errado, bem/mal, homem/natureza, etc. Desafiando essa lógica, a pesquisa parte do pressuposto de que o mundo está em constante construção e é construído, tanto pela ação das grandes instituições, corporações, empresas, governos, etc., quanto pelo nosso fazer e encontros cotidiano, no que se debruça essa pesquisa. As pessoas sujeitas a travessias culturais intensas se tornam também elas mais complexas, desenvolvendo identidades compósitas e multifacetadas. É o universo desses sujeitos que pretendo compreender. O outro, então, aparece não mais como ameaça, mas como possibilidade de deslocar a experiência de mundo pessoal ao apresentar outra forma de fazer, sentir e agir e, com isso, reflorestar a nossa capacidade de pensar criar outras possibilidades mais inclusivas de mundo e de pensar o ser humano. O diálogo entre esses processos é entendido enquanto processo educativo de formação. Para isso, fez-se um levantamento de dados através da pesquisa bibliográfica e, de acordo com o paradigma interpretativo, optou-se pela entrevista semiestruturada com pessoas diversas, mas com um aspeto essencial compartilhado, o contato direto e constante, seja pela profissão ou estilo de vida, com pessoas de outras culturas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203670256 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9891 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Formação | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Micropolítica | pt_PT |
dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
dc.title | Diálogos Interculturais | pt_PT |
dc.title.alternative | Caminhos educativos para a transformação e para a complexidade social | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- juliana-youssef_miis_dissertacao_corrigida_jun2024_após correções formais.pdf
- Size:
- 1.48 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: