Publication
A literacia financeira e as necessidades de formação dos estudantes do ensino superior
dc.contributor.author | Rainho, Nuno | |
dc.contributor.author | Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos | |
dc.contributor.author | Sousa, Marlene | |
dc.contributor.author | Tavares, Dina | |
dc.date.accessioned | 2018-09-11T12:03:42Z | |
dc.date.available | 2018-09-11T12:03:42Z | |
dc.date.issued | 2017-05 | |
dc.description.abstract | A literacia financeira tornou-se uma competência social para viver e prosperar na economia moderna, afetando a estabilidade económica e financeira individual e coletiva. As decisões e riscos financeiros assumidos atualmente pela população jovem são muito mais desafiantes do que os assumidos pelas gerações antecessoras, fenómeno associado ao desenvolvimento e complexificação dos mercados financeiros, assim como ao cada vez mais fácil e precoce acesso a produtos e serviços financeiros. A título exemplificativo, os estudantes enfrentam hoje em dia decisões financeiras imediatas: a maioria já é consumidor de serviços financeiros, como contas bancárias com acesso a serviços de pagamento on-line (Lusardi, 2015). Com efeito, é de capital importância que a população jovem detenha conhecimentos financeiros que a ajude a tomar decisões financeiras complexas e que poderão vir a afetar as suas vidas no médio e longo prazo. Estudos realizados pela OCDE demonstram que a maior parte dos estudantes de países de variados níveis de desenvolvimento económico e financeiro demonstram possuir apenas competências básicas de literacia financeira, tais como diferenciar necessidades de desejos ou efetuar a comparação do valor dos bens baseada no preço por unidade (OECD, 2014). Por outro lado, a crise financeira de 2008 veio demonstrar que decisões financeiras mal informadas e inconsequentes (normalmente associadas à falta de literacia financeira) pode ter implicações dramaticamente negativas a nível individual e global (INFE/OECD 2009; OECD 2009). A literacia financeira é, portanto, verdadeiramente uma competência essencial para o século XXI (Lusardi, 2015). A presente investigação visa analisar o nível de literacia financeira dos estudantes universitários. Nesse âmbito, foi aplicado um inquérito por questionário aos estudantes do 1º ano de diversos cursos, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, onde se procurou avaliar a compreensão de conceitos e fenómenos financeiros tais como: o impacto da inflação nos rendimentos, avaliação das condições de um empréstimo e de um depósito e conhecimento da diferença entre um cartão de débito e um cartão de crédito. O estudo tem ainda como objetivo sistematizar as necessidades de formação financeira consciencializadas pelos estudantes e confrontar os resultados obtidos relativos à literacia financeira dos estudantes com as necessidades de formação financeira que estes estudantes evidenciam. Os resultados obtidos demonstram que os estudantes universitários não compreendem os conceitos e fenómenos financeiros de forma ampla e profunda e evidenciam consciência dos jovens relativamente às necessidades de formação na área financeira. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8797-13-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3523 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
dc.subject | Literacia financeira | pt_PT |
dc.subject | Educação financeira | pt_PT |
dc.subject | Formação financeira | pt_PT |
dc.title | A literacia financeira e as necessidades de formação dos estudantes do ensino superior | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 302 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 296 | pt_PT |
person.familyName | Rainho | |
person.familyName | Santos | |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Tavares | |
person.givenName | Nuno | |
person.givenName | Tânia | |
person.givenName | Marlene | |
person.givenName | Dina | |
person.identifier.ciencia-id | E017-F6C3-562F | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3195-0386 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9187-6117 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1201-9636 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4938-0855 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56519530700 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | fde127c9-8162-498b-ade0-51322e6d8fd8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 25436b8a-3f16-4fe5-8a30-bc5123035c57 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0ddd2fe3-b471-4ad8-990b-2005be57fe42 | |
relation.isAuthorOfPublication | e6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2017_IPCE_A literacia financeira e as necessidades de formação dos estudantes do ensino superior.pdf
- Size:
- 405.85 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: