| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 973.3 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e tem como principal objetivo dar a conhecer parte das minhas práticas, desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Encontra-se organizado em duas partes.
A primeira parte contempla a dimensão reflexiva do meu percurso e está dividida em quatro capítulos: o primeiro capítulo diz respeito à experiência em Creche, o segundo e o terceiro são alusivos às experiências em Jardim de Infância I e II, respetivamente, e o quarto e último capítulo aborda assuntos relacionados com a Abordagem de Projeto e com o projeto desenvolvido, “Projeto Revolução: O 25 de abril visto pelas crianças”.
A segunda parte do relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é apresentado o ensaio investigativo desenvolvido em contexto Jardim de Infância II. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel da família no processo de transição das crianças do Jardim de Infância para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas realizadas à educadora do grupo, a crianças em fase de transição e aos seus pais. Os resultados revelaram que a família, em particular os pais, têm um papel crucial no que concerne ao processo de transição das crianças da Educação Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que por isso não podem nem devem ser esquecidos ou colocados de parte neste processo.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Família Relação escola-familia
