Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ser Educadora: refletindo sobre um percurso de desafios e conquistas e investigando o papel da família na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório_ Rute Leigo_ Correções Formais.pdf973.3 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e tem como principal objetivo dar a conhecer parte das minhas práticas, desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019. Encontra-se organizado em duas partes. A primeira parte contempla a dimensão reflexiva do meu percurso e está dividida em quatro capítulos: o primeiro capítulo diz respeito à experiência em Creche, o segundo e o terceiro são alusivos às experiências em Jardim de Infância I e II, respetivamente, e o quarto e último capítulo aborda assuntos relacionados com a Abordagem de Projeto e com o projeto desenvolvido, “Projeto Revolução: O 25 de abril visto pelas crianças”. A segunda parte do relatório diz respeito à dimensão investigativa, onde é apresentado o ensaio investigativo desenvolvido em contexto Jardim de Infância II. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel da família no processo de transição das crianças do Jardim de Infância para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas realizadas à educadora do grupo, a crianças em fase de transição e aos seus pais. Os resultados revelaram que a família, em particular os pais, têm um papel crucial no que concerne ao processo de transição das crianças da Educação Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que por isso não podem nem devem ser esquecidos ou colocados de parte neste processo.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Família Relação escola-familia

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License