Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica: consciência fonológica e erros ortográficos – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silva
dc.contributor.authorCorreia, Rita Vanessa Amado
dc.date.accessioned2016-07-27T13:50:56Z
dc.date.available2016-07-27T13:50:56Z
dc.date.issued2016-06-27
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. A primeira parte aborda as experiências vivenciadas em contexto de Creche, Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e as aprendizagens realizadas ao longo das mesmas. A segunda parte corresponde ao ensaio investigativo realizado. Pretende compreender a relação entre as atividades de consciência fonológica e de ortografia e a diminuição de erros ortográficos. Este estudo de caso, de caráter quantitativo e qualitativo foi baseado na seguinte pergunta de partida “As atividades de treino de consciência fonológica e de ortografia podem melhorar o desempenho ortográfico dos alunos?”. Os resultados confirmam que quando a competência ortográfica é trabalhada pela via do desenvolvimento da consciência fonológica a quantidade de erros ortográficos diminui. Os resultados alcançados apontam ainda para a importância e necessidade de os educadores e professores conceberem intervenções pedagógicas que sejam capazes de fomentar o desenvolvimento da consciência fonológica e, consequentemente, a aprendizagem do código ortográfico.pt_PT
dc.identifier.tid201217198pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2050
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectOrtografiapt_PT
dc.subjectFonologiapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica: consciência fonológica e erros ortográficos – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Final_Rita Correia.pdf
Size:
2.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: