Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica: consciência fonológica e erros ortográficos – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
| dc.contributor.author | Correia, Rita Vanessa Amado | |
| dc.date.accessioned | 2016-07-27T13:50:56Z | |
| dc.date.available | 2016-07-27T13:50:56Z | |
| dc.date.issued | 2016-06-27 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte corresponde à dimensão reflexiva e a segunda parte à dimensão investigativa. A primeira parte aborda as experiências vivenciadas em contexto de Creche, Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e as aprendizagens realizadas ao longo das mesmas. A segunda parte corresponde ao ensaio investigativo realizado. Pretende compreender a relação entre as atividades de consciência fonológica e de ortografia e a diminuição de erros ortográficos. Este estudo de caso, de caráter quantitativo e qualitativo foi baseado na seguinte pergunta de partida “As atividades de treino de consciência fonológica e de ortografia podem melhorar o desempenho ortográfico dos alunos?”. Os resultados confirmam que quando a competência ortográfica é trabalhada pela via do desenvolvimento da consciência fonológica a quantidade de erros ortográficos diminui. Os resultados alcançados apontam ainda para a importância e necessidade de os educadores e professores conceberem intervenções pedagógicas que sejam capazes de fomentar o desenvolvimento da consciência fonológica e, consequentemente, a aprendizagem do código ortográfico. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201217198 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2050 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Ortografia | pt_PT |
| dc.subject | Fonologia | pt_PT |
| dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: consciência fonológica e erros ortográficos – um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
