Publication
Projeto e Instalação de uma estação de abastecimento de GNC para veículos
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Serrano, Luís Manuel Ventura | |
| dc.contributor.advisor | Correia, Mário António Simões | |
| dc.contributor.author | Cardeira, Bruno Filipe Jesus | |
| dc.date.accessioned | 2022-03-07T14:52:43Z | |
| dc.date.available | 2022-03-07T14:52:43Z | |
| dc.date.issued | 2021-10-15 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório descreve o projeto desenvolvido no âmbito da unidade curricular Projeto integrado no curso de Mestrado de Engenharia Mecânica - Produção Industrial (MEM - PI). O gás natural (GN) pode ser usado para diversas finalidades, como combustível veicular, na habitação, na indústria, em centrais termoelétricas, entre outros. Este projeto foca-se na utilização do gás natural comprimido (GNC) para abastecimento de viaturas, sendo que os postos de abastecimento podem apresentar várias formas de instalação e tecnologias, de acordo com diversos fatores. Sendo um combustível com menor impacto ambiental e mais económico relativamente aos combustíveis tradicionais, surgiu a oportunidade de criação de um posto de abastecimento de GN numa frota privada de veículos. O objetivo principal deste projeto consiste na redução de custos de combustível na empresa, através da implementação de um posto de abastecimento de GNC a partir de gás natural liquefeito (GNL). Outro objetivo importante associado ao desenvolvimento deste projeto é a contribuição para a descarbonização, devido ao facto de o GNC ser um combustível mais limpo que o diesel. Para tal, a metodologia incluiu a definição e implementação de módulos de descarga, armazenamento e abastecimento e o desenvolvimento do sistema de controlo e sua instrumentação. O GN chega ao posto de abastecimento na sua forma liquefeita, sendo armazenado e posteriormente processado. Assim que haja uma solicitação de abastecimento de GNC, este flui desde o posto de abastecimento até ao reservatório do veículo. O posto implementado não apresenta uma configuração típica, pela presença de um vaporizador adicional, justificando diferenças no processo de funcionamento do posto, nomeadamente na etapa de compressão. Dessa forma, os custos de compressão são superiores aos de um posto tradicional. Contudo, a substituição de parte da frota de diesel por GNC proporciona uma redução nos custos do combustível utilizado. Além disso, a utilização de GN como combustível apresenta ainda outras vantagens associadas às características inerentes ao próprio combustível. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202956296 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/6741 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Gás natural | pt_PT |
| dc.subject | Gás natural comprimido | pt_PT |
| dc.subject | Gás natural liquefeito | pt_PT |
| dc.subject | Posto de abastecimento | pt_PT |
| dc.subject | Veículos a GNC | pt_PT |
| dc.title | Projeto e Instalação de uma estação de abastecimento de GNC para veículos | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Mecânica - Produção Industrial | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Tese Bruno Cardeira_com correções formais.pdf
- Size:
- 3.34 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
