Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.78 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os livros podem abrir portas para mundos maravilhosos de aventuras,
magia ou mesmo outros tempos, passados ou futuros, mas são também
fantásticas janelas para o nosso interior, ajudando-nos a compreender
melhor a natureza humana e ajudando-nos a conhecer e compreender
melhor os outros e o mundo que nos rodeia (Soares, 2003). A leitura
torna-se veículo de compreensão e transforma-se numa ponte entre
nós e os outros, facilitando a comunicação e a convivência.
O objetivo deste projeto é o de levar até crianças e jovens
institucionalizados livros com potencial mediador, provocadores de
reflexão e potenciadores de mudança (Torremorell, 2008),
desenvolvendo neles o gosto pela leitura que irá deixando sementes de
mudança no seu percurso como leitores.
A primeira parte deste relatório diz respeito à fundamentação teórica
que dá estrutura ao projeto de leitura “Nas Asas das Palavras”, ao
interligar os conceitos de mediação, inteligência emocional e leitura
numa relação simbiótica.
A segunda parte debruça-se sobre o projeto em si, fazendo um
levantamento das características das crianças com as quais se
trabalhou e estabelecendo os objetivos que se pretende alcançar. É
ainda neste capítulo que se encontra o plano de ação e a
implementação do projeto, assim como a avaliação do mesmo.
Nas conclusões encontra-se uma reflexão sobre as questões levantadas
na avaliação e sugerem-se algumas alterações que se consideram
essenciais para uma futura implementação do projeto de forma a
conseguir colmatar as falhas e dificuldades encontradas debatidas na
avaliação.
Description
Keywords
Leitura Jovens institucionalizados Mediação intercultural Inteligência emocional