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Advisor(s)
Abstract(s)
É difícil definir uma razão para a decisão em ir para o exterior, ou indicar precisamente
qual o iniciador do processo(Aharoni, 1999).
Atualmente assistimos ao surgimento de fatores que levam as empresas para
internacionalização, independentemente de estas estarem ou não preparadas
estruturalmente para deslocalizarem as suas operações de venda e ou produção para
mercados externos.
No nosso estudo procuramos conhecer os fatores que “despoletam” a decisão de
internacionalizar por parte dos empreendedores da região de Leiria.
Em primeiro lugar, os resultados, devido à amostra estudada, não podem ser
representativos de toda a população, mas sim das empresas que participaram no estudo.
Verificamos que das seis proposições, três evidenciaram grande influência na tomada de
decisão. Os laços estreitos com o cliente e o incentivo destes são o primeiro fator que
leva a empresas a internacionalizar. A visão do empreendedor e o conhecimento de
oportunidades são o segundo fator facilitador da internacionalização. Embora difuso,
existem evidências que a aversão ao risco é um limitador ao desenvolvimento e procura
de novos mercados. Enquanto as perceções culturais são quase inexistentes, tal como os
recursos não são percebidos como uma barreira à internacionalização. Já a
complexidade dos produtos tanto pode ser considerada como motivador ou moderador.
Description
Keywords
Comércio Mercados Investimento Estratégia Negócios