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A tomada de decisão dos empreendedores na internacionalização: proposições para PME da região de Leiria

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Manuel Cruz_Dissertação MNI-ESTG.pdf1.61 MBAdobe PDF Download

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É difícil definir uma razão para a decisão em ir para o exterior, ou indicar precisamente qual o iniciador do processo(Aharoni, 1999). Atualmente assistimos ao surgimento de fatores que levam as empresas para internacionalização, independentemente de estas estarem ou não preparadas estruturalmente para deslocalizarem as suas operações de venda e ou produção para mercados externos. No nosso estudo procuramos conhecer os fatores que “despoletam” a decisão de internacionalizar por parte dos empreendedores da região de Leiria. Em primeiro lugar, os resultados, devido à amostra estudada, não podem ser representativos de toda a população, mas sim das empresas que participaram no estudo. Verificamos que das seis proposições, três evidenciaram grande influência na tomada de decisão. Os laços estreitos com o cliente e o incentivo destes são o primeiro fator que leva a empresas a internacionalizar. A visão do empreendedor e o conhecimento de oportunidades são o segundo fator facilitador da internacionalização. Embora difuso, existem evidências que a aversão ao risco é um limitador ao desenvolvimento e procura de novos mercados. Enquanto as perceções culturais são quase inexistentes, tal como os recursos não são percebidos como uma barreira à internacionalização. Já a complexidade dos produtos tanto pode ser considerada como motivador ou moderador.

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Comércio Mercados Investimento Estratégia Negócios

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