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PERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADO

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGamboa, Maria José Nascimento Silva
dc.contributor.authorPitau, Joana Tavares
dc.date.accessioned2023-12-11T13:42:02Z
dc.date.available2024-12-11T01:30:30Z
dc.date.issued2023-06-13
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, do Instituto Politécnico de Leiria. Pretende apresentar os processos de construção da minha identidade profissional, relatando assim o meu percurso como educadora de infância e investigadora. Este encontra-se dividido em três partes. A parte I integra a dimensão reflexiva relacionada com as minhas Práticas de Ensino Supervisionado nos diferentes contextos educativos - Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II refletindo experiências e aprendizagens vivenciadas, desafios, conquistas, propostas implementadas e projetos desenvolvidos. A parte II faz referência à dimensão investigativa, que assenta numa investigação-ação desenvolvida, com cinco crianças na faixa etária dos 4 e 5 anos. Este estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo, tenciona dar a conhecer as potencialidades formativas da exploração de narrativas como dispositivo didático para a resolução de conflitos entre pares. O quadro teórico que sustenta o estudo centra-se na relevância do papel do educador de infância enquanto construtor de ambientes educativos potenciadores da resolução de conflitos. As propostas didáticas descrevem as estratégias implementadas, desde a leitura de histórias infantis ou visualização de filmes, à exploração de possíveis estratégias de resolução de conflitos. Os dados adquiridos parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, conseguindo através dos exemplos das narrativas, apresentar algumas estratégias para os gerir. De um modo geral, os dados sugerem que a prática de leitura de narrativas, de receção infantil permite que as crianças se projetem nas personagens e comparem os problemas destas com as suas vivências, conseguindo encontrar estratégias para a resolução. A parte III contempla as considerações finais, onde são refletidas as aprendizagens significativas que foram cruciais para o percurso académico e profissional da mestranda.pt_PT
dc.identifier.tid203417836pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9062
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiclo Pedagógicopt_PT
dc.subjectEstratégias de resolução de conflitospt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectGestão de conflitospt_PT
dc.titlePERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADOpt_PT
dc.title.alternativeNVESTIGANDO E REFLETINDO SOBRE A GESTÃO DE CONFLITOS EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

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