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PERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADO
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
dc.contributor.author | Pitau, Joana Tavares | |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T13:42:02Z | |
dc.date.available | 2024-12-11T01:30:30Z | |
dc.date.issued | 2023-06-13 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, do Instituto Politécnico de Leiria. Pretende apresentar os processos de construção da minha identidade profissional, relatando assim o meu percurso como educadora de infância e investigadora. Este encontra-se dividido em três partes. A parte I integra a dimensão reflexiva relacionada com as minhas Práticas de Ensino Supervisionado nos diferentes contextos educativos - Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II refletindo experiências e aprendizagens vivenciadas, desafios, conquistas, propostas implementadas e projetos desenvolvidos. A parte II faz referência à dimensão investigativa, que assenta numa investigação-ação desenvolvida, com cinco crianças na faixa etária dos 4 e 5 anos. Este estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo, tenciona dar a conhecer as potencialidades formativas da exploração de narrativas como dispositivo didático para a resolução de conflitos entre pares. O quadro teórico que sustenta o estudo centra-se na relevância do papel do educador de infância enquanto construtor de ambientes educativos potenciadores da resolução de conflitos. As propostas didáticas descrevem as estratégias implementadas, desde a leitura de histórias infantis ou visualização de filmes, à exploração de possíveis estratégias de resolução de conflitos. Os dados adquiridos parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, conseguindo através dos exemplos das narrativas, apresentar algumas estratégias para os gerir. De um modo geral, os dados sugerem que a prática de leitura de narrativas, de receção infantil permite que as crianças se projetem nas personagens e comparem os problemas destas com as suas vivências, conseguindo encontrar estratégias para a resolução. A parte III contempla as considerações finais, onde são refletidas as aprendizagens significativas que foram cruciais para o percurso académico e profissional da mestranda. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203417836 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9062 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ciclo Pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de resolução de conflitos | pt_PT |
dc.subject | Empatia | pt_PT |
dc.subject | Gestão de conflitos | pt_PT |
dc.title | PERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADO | pt_PT |
dc.title.alternative | NVESTIGANDO E REFLETINDO SOBRE A GESTÃO DE CONFLITOS EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
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