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Aplicação de melhoria contínua na gestão de um serviço após-venda de veículos automóveis

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Helder Manuel Ferreira dos
dc.contributor.advisorJulião, Jorge Manuel Soares
dc.contributor.authorAlves, David Leocádio
dc.date.accessioned2022-05-05T13:48:01Z
dc.date.available2022-05-05T13:48:01Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.description.abstractO aumento da competitividade entre empresas dedicadas aos serviços após-venda de veículos automóveis tem vindo a aumentar nos últimos anos, tendo diversas empresas adotado modelos de gestão inovadores com principal com enfoque nas necessidades e expectativas do cliente. Deste modo, a filosofia de gestão Lean vem de encontro às necessidades de aumento dos níveis de competitividade e eficiência das empresas prestadoras de serviços após-venda automóvel. Assim, no serviço após-venda onde se realizou o estágio, procurou-se implementar a filosofia Lean de modo a eliminar desperdício, uniformizar e normalizar processos que depois se repercutem na satisfação do cliente. Deste modo, o objetivo principal do presente trabalho consistiu na aplicação de melhoria contínua na gestão do serviço após-venda. Para a implementação de filosofia Lean na organização em tudo, foi implementado o modelo Lean Após-venda Automóvel (LAPVA) que permitiu caracterizar o estado inicial da organização nos processos alvo de estudo e numa fase final, caracterizar novamente o estado atual dos processos de modo a entender se as ações de melhoria implementadas foram eficazes. Os processos alvo de estudo foram a receção, o espaço oficinal e a lavagem de veículos provenientes da oficina. Os resultados obtidos nos processos analisados foram bastante positivos, uma vez que o processo de receção teve melhorias de 52% enquanto o processo de lavagem teve uma melhoria na ordem dos 30%. As outras ações de melhoria implementadas no espaço oficinal permitiu uma uniformização e normalização de todo o espaço.pt_PT
dc.identifier.tid203005961pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7108
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeanpt_PT
dc.subjectFerramentas Leanpt_PT
dc.subjectServiçospt_PT
dc.subjectApós-Venda Automóvelpt_PT
dc.titleAplicação de melhoria contínua na gestão de um serviço após-venda de veículos automóveispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

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David_Leocádio_Alves_2192537_RM.pdf
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