Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.7 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos, a investigação e a divulgação dos seus resultados tem tido uma evolução apreciável, não só em termos de proliferação no número de estudos, mas também na complexidade dos métodos e no rigor no processo. A produtividade exigida a uma nova geração de investigadores, mais bem preparados na sua formação pré e pós-graduada, influencia as práticas, desafia a partilha de experiências e anima a discussão em torno dos paradigmas de investigação, da associação de métodos e técnicas, bem como da necessidade
de transparência e da utilização de software nas diferentes etapas. A discussão sobre os paradigmas de investigação e o seu contributo para os padrões de conhecimento continua vincada no debate internacional, o
que nos permite afirmar que a pesquisa qualitativa amplamente narrativa, ao firmar-se, fundamentalmente, em dados baseados na linguagem e comportamento, que não podem ser medidos por cálculos numéricos e estatísticos (Santos, Neves, & Carnevale, 2016), precisa de pensar os métodos e técnicas que possibilitam a produção do conhecimento e a sua transferência para os contextos da práxis.
Description
Este Handbook apresenta 11 capítulos que derivam do trabalho desenvolvido por grupos de investigação que dinamizaram Painéis de Discussão no CIAIQ2019, oriundos de quatro países que traduzem o eixo Ibero-Americano (Brasil, Espanha, México e Portugal). Sem descurar a contextualização teórica dos trabalhos realizados, dá-se intencionalmente destaque ao trabalho empírico desenvolvido por esses grupos de investigação, no que resulta num documento que pretende servir, não só de comunicação de grupos de
investigação, mas principalmente de demonstração de como se concretiza a investigação qualitativa.
Keywords
Investigação qualitativa
Citation
Brandão, C.; Carvalho, J. L.; Arellano, R.; Baixinho, C. and Ribeiro, J. (2019). A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos: Volume 3. Aveiro, Portugal: Ludomedia.