Repository logo
 
Publication

A utilização da Inteligência Artificial para a criação de conhecimento: Impacto na tomada de decisão de marketing e performance do negócio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorVitorino, Liliana Coutinho
dc.contributor.authorSantos, Pedro Miguel Catarino dos
dc.date.accessioned2024-12-16T15:44:07Z
dc.date.available2024-12-16T15:44:07Z
dc.date.issued2024-11-12
dc.description.abstractA indústria de retalho de eletrónica, de consumo e eletrodomésticos caracteriza-se por um ambiente de elevada inovação e competitividade. Neste setor, as Pequenas e Médias Empresas (PME's) enfrentam um desafio acrescido devido à disparidade de recursos em relação às grandes empresas. Com a limitação de recursos, as PME's, devem desenvolver estratégias de marketing eficazes para competir no mercado, podendo obter vantagens competitivas ao aproveitar as oportunidades que a tecnologia proporciona. Este estudo avalia o impacto que as ferramentas de inteligência artificial (IA) têm na criação de conhecimento interno e externo, nas PME's retalhistas de eletrónica de consumo e eletrodomésticos. Além disso, explora a relação entre a criação de conhecimento e a tomada de decisão de marketing baseada em dados, bem como o impacto dessas decisões de marketing na performance do negócio destas empresas. Para tal, foi desenvolvido um questionário que foi aplicado às PME’s do setor referido, totalizando uma amostra de 57 gestores de PME's. Os resultados revelaram que as ferramentas de IA são aliadas importantes na recolha e tratamento de dados, favorecendo a criação de conhecimento interno e externo. A relação entre o conhecimento e a tomada de decisão de marketing teve um resultado surpreendente, já que se verificou um impacto positivo apenas no caso do conhecimento interno. Não se constatou uma relação positiva entre a tomada de decisão de marketing e a performance do negócio. As conclusões deste trabalho destacam a importância de criar uma cultura "data-driven" nas PME's, desenvolvendo competências adequadas para implementar estratégias centradas em dados. O desenvolvimento empresarial passa pela conjugação de tecnologia, formação e estratégia, fomentando um ambiente orientado por dados que possa ser a chave para a competitividade e crescimento das PME's.pt_PT
dc.identifier.tid203759133pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10307
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTomada de decisão de marketingpt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectPerformance de negóciopt_PT
dc.subjectConhecimento internopt_PT
dc.subjectConhecimento externopt_PT
dc.subjectRecolha e tratamento de dadospt_PT
dc.titleA utilização da Inteligência Artificial para a criação de conhecimento: Impacto na tomada de decisão de marketing e performance do negóciopt_PT
dc.title.alternativeO caso das PME’s retalhistas de eletrónica de consumo e eletrodomésticospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Empreendedorismo e Inovaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertaçãoMestrado_PedroSantos2220264_vf_cf.pdf
Size:
1.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: