Publication
A METODOLOGIA DO TRABALHO DE PROJETO: principais contributos para o envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Vicente, José António Duque | |
dc.contributor.author | Paiva, Carolina Evaristo | |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T13:06:27Z | |
dc.date.available | 2025-06-27T13:06:27Z | |
dc.date.issued | 2025-04-21 | |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos, tem-se assistido a um avanço significativo na filosofia de base dos processos educativos em Portugal, tornando-os em geral mais flexíveis tendo em conta as diferentes necessidades dos alunos. Apesar destas transformações, poucas as escolas se afastam do ensino/currículo tradicional. No entanto, alguns estudos apresentam vantagens nas metodologias de ensino mais práticas que valorizam a transmissão de conhecimento através da interação dos alunos com a realidade social. A metodologia de trabalho de projeto é um modelo de ensino que promove um ensino-aprendizagem centrado na resolução de problemas, nas necessidades e interesses dos alunos e na possibilidade de os alunos terem um papel ativo na sua aprendizagem. Este trabalho é fruto de uma Investigação realizada numa instituição que nas suas práticas educativas implementa a Metodologia de Trabalho de Projeto. Este estudo teve como principais objetivos compreender de que modo a Metodologia de Trabalho de Projeto contribui para o desenvolvimento integral da criança e para o envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem. Ao longo do estudo adotou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa, recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de dados: a observação direta, a recolha documental e as entrevistas semiestruturadas realizadas a Educadoras que colocam na prática esta metodologia de ensino. Para analisar os dados recorreu-se ao método de análise de conteúdo tal como articulado por Laurence Bardin. Da análise dos resultados obtidos, foi possívelsaber que esta metodologia educativa apresenta vários benefícios para o ao nível das aprendizagens e do rendimento académico e desenvolvimento psicossocial da criança. | por |
dc.identifier.tid | 203957806 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13439 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Educação | |
dc.subject | Metodologia de Projeto | |
dc.subject | Aprendizagem | |
dc.title | A METODOLOGIA DO TRABALHO DE PROJETO: principais contributos para o envolvimento das crianças no seu processo de aprendizagem | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Educação e Desenvolvimento Comunitário |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatorio-de-projeto_carolina_paiva_após correções formais.pdf
- Size:
- 746.59 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: