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Branding de destinos turísticos de cidade: a imagem como determinante para consolidar o posicionamento de Lisboa

dc.contributor.advisorAlmeida, Nuno Miguel Castanheira
dc.contributor.authorPaulo, Susana Costa
dc.date.accessioned2014-11-13T10:27:45Z
dc.date.available2014-11-13T10:27:45Z
dc.date.issued2013-11-21
dc.date.submitted2013
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre em Marketing e Promoção Turística apresentado à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.por
dc.description.abstractDa competitividade entre destinos por serem atrativos turisticamente e da alteração do comportamento de consumo dos visitantes, reconhece-se a necessidade de assumir os destinos turísticos com uma marca a ser gerida numa perspetiva estratégica. Neste sentido o branding, aplicado na criação de uma imagem única e atrativa, é uma ferramenta determinante para identificar um destino e para o diferenciar de outros, pois para ser competitivo o destino tem de ser capaz de, mais do que atrair e satisfazer os seus visitantes, oferecer uma experiência que se distinga de destinos concorrentes. Sendo o posicionamento um desafio para criar e manter um lugar distintivo na mente dos visitantes do destino com base no seu desempenho percebido, este trabalho difere da generalidade dos estudos de posicionamento, que fazem a comparação entre destinos explorando os seus atributos e o seu benefício reconhecido, por centrar-se na imagem dos destinos como determinante para consolidar o seu posicionamento pois, como parte elementar da marca que exerce poder de diferenciação, a imagem oferece ao consumidor razões porque deve escolher este destino em desfavor das alternativas. A escolha de destinos turísticos de cidade prende-se pelo destaque como espaço geográfico assumido nas representações mentais dos indivíduos, bem como porque na indústria do turismo a importância das cidades também como polo de atração turística tem aumentado claramente, tendo já um significativo papel na criação de fluxos turísticos. Como tal, apesar da revisão de artigos e outra bibliografia que permitiu saber mais sobre a temática, a metodologia adotada teve como base a delimitação da amostra a visitantes de Lisboa ao serem medidas perceções e avaliações da procura turística, tendo-se procedido ainda à aplicação de um questionário em três zonas de importância no turismo e identidade de Lisboa. Assim, os dados foram testados com o intuito de verificar os pressupostos do estudo, desenvolvendo-se um modelo de investigação assente na elaboração de hipóteses possíveis de responder à questão de base. Observando-se que a imagem de Lisboa como destino turístico de cidade é percebida positivamente tendo os elementos que permitem a sua criação na mente dos visitantes sido avaliados favoravelmente, apesar da significância da imagem para os destinos turísticos assumida pela literatura e confirmada pelos resultados e embora Lisboa seja uma cidade com um bom posicionamento no conjunto de decisão dos seus visitantes, os resultados revelaram que, afastando-se das convicções iniciais, a imagem tem um impacto marginal no posicionamento do destino turístico de cidade.por
dc.identifier.tid201131978
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1089
dc.language.isoporpor
dc.subjectDestinos turísticos de cidadepor
dc.subjectBrandingpor
dc.subjectImagempor
dc.subjectPosicionamentopor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectVisitantespor
dc.titleBranding de destinos turísticos de cidade: a imagem como determinante para consolidar o posicionamento de Lisboapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketing e Promoção Turísticapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Promoção Turísticapor

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