Publication
A Liderança positiva e a supervisão partilhada na melhoria do clima organizacional escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Marlene Filipa da Natividade e | |
dc.contributor.author | Valverde, Judite Maria Bessa | |
dc.date.accessioned | 2016-07-15T10:43:36Z | |
dc.date.available | 2016-07-15T10:43:36Z | |
dc.date.issued | 2016-06-21 | |
dc.description.abstract | Pretende-se com esta pesquisa empírica comprovar que a enfatização de técnicas de liderança positiva, baseadas nas teorias da Psicologia Positiva, e o uso da Inteligência Emocional, assim como da Supervisão Partilhada, entendida como uma prática formativa e colaborativa, podem efetivamente motivar o aperfeiçoamento do desempenho dos membros da organização escolar. Com esse aperfeiçoamento do desempenho docente, e consequente melhoria do clima organizacional, ambiciona-se naturalmente desenvolver a própria organização-escola e sua prestação de serviços. Esta pesquisa incide essencialmente na liderança intermédia, designada nas escolas por coordenações, e no papel que a motivação e a satisfação no trabalho terão nas funções de liderança e de supervisão. Um questionário foi aplicado a coordenadores e ex-coordenadores tratando três parâmetros: relação com a liderança de topo, exercício das funções de liderança intermédia e clima organizacional. Depois de uma primeira análise dos resultados, foram também realizadas entrevistas para melhor os contextualizar na realidade escolar. Comprovou-se que a forma como a liderança de topo se relaciona com a liderança intermédia e esta com os seus colaboradores e colegas contribui para um bom clima organizacional. No entanto, a motivação e satisfação no trabalho estão também relacionados com fatores externos à organização-escola e muito dependentes das opções da tutela. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201209900 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2023 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gestão escolar | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.title | A Liderança positiva e a supervisão partilhada na melhoria do clima organizacional escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares | pt_PT |