Publication
Ser ativo no programa IPL60+: um olhar sobre as motivações e os contributos na vida quotidiana dos estudantes seniores
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pimentel, Luísa Maria Gaspar | |
dc.contributor.author | Paulos, Rita Catarina Mendes | |
dc.date.accessioned | 2018-04-10T11:24:38Z | |
dc.date.available | 2018-04-10T11:24:38Z | |
dc.date.issued | 2013-07-24 | |
dc.description.abstract | As oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e a oferta de formação para seniores são cada vez mais frequentes, surgindo, em alguns casos, integradas em estruturas do ensino superior. O Programa IPL60+ é um exemplo da crescente abertura das universidades aos seniores. Este estudo teve como objetivo averiguar os motivos que conduziram os estudantes seniores ao Programa IPL60+ e os contributos da frequência, no seu quotidiano. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujo instrumento utilizado foi a entrevista a 11 seniores inscritos no Programa IPL60+, no 1.º semestre do ano letivo 2012/2013. Os motivos indicados pelos seniores foram: procura de conhecimento e atualização cultural, motivos orientados para o self, procura de contacto social, ocupação do tempo livre, compromissos com a generatividade e prática de exercício físico. Os seniores relatam contributos na vida pessoal, na vida familiar, no relacionamento com os amigos e no exercício da cidadania. Não se observou relação entre os motivos para aderir ao Programa IPL60+ e o género ou a escolaridade. Assim como não se observou relação entre os contributos do Programa IPL60+ e o género ou a escolaridade. Os relatos permitiram concluir que o Programa IPL60+ permite aos seniores ocupar o seu tempo livre com atividades educativas, culturais, desportivas e recreativas; desenvolve a formação ao longo da vida; impulsiona a intergeracionalidade; favorece o bem-estar físico e psicológico; maximiza o capital intelectual dos seniores; fortalece os laços de amizade; estimula a (re)integração social; favorece o sentimento de utilidade e a confiança dos indivíduos; diminui a solidão, potencialmente; favorece as relações familiares; ajuda a desconstruir e a reconstruir imagens sociais das diferentes gerações; promove o exercício da cidadania e o incentivo à divulgação de capacidades e concretização de ambições pessoais, dando maior visibilidade aos seniores. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201896150 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3187 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Envelhecimento ativo | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | pt_PT |
dc.subject | Motivos | pt_PT |
dc.subject | Contributos | pt_PT |
dc.title | Ser ativo no programa IPL60+: um olhar sobre as motivações e os contributos na vida quotidiana dos estudantes seniores | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Intervenção para um Envelhecimento Activo | pt_PT |