Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
802.34 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As oportunidades de aprendizagem ao longo da vida e a oferta
de formação para seniores são cada vez mais frequentes,
surgindo, em alguns casos, integradas em estruturas do ensino
superior. O Programa IPL60+ é um exemplo da crescente
abertura das universidades aos seniores.
Este estudo teve como objetivo averiguar os motivos que
conduziram os estudantes seniores ao Programa IPL60+ e os
contributos da frequência, no seu quotidiano.
Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujo instrumento
utilizado foi a entrevista a 11 seniores inscritos no Programa
IPL60+, no 1.º semestre do ano letivo 2012/2013.
Os motivos indicados pelos seniores foram: procura de
conhecimento e atualização cultural, motivos orientados para o
self, procura de contacto social, ocupação do tempo livre,
compromissos com a generatividade e prática de exercício
físico.
Os seniores relatam contributos na vida pessoal, na vida
familiar, no relacionamento com os amigos e no exercício da
cidadania.
Não se observou relação entre os motivos para aderir ao
Programa IPL60+ e o género ou a escolaridade. Assim como
não se observou relação entre os contributos do Programa
IPL60+ e o género ou a escolaridade.
Os relatos permitiram concluir que o Programa IPL60+ permite
aos seniores ocupar o seu tempo livre com atividades
educativas, culturais, desportivas e recreativas; desenvolve a
formação ao longo da vida; impulsiona a intergeracionalidade;
favorece o bem-estar físico e psicológico; maximiza o capital
intelectual dos seniores; fortalece os laços de amizade; estimula
a (re)integração social; favorece o sentimento de utilidade e a
confiança dos indivíduos; diminui a solidão, potencialmente;
favorece as relações familiares; ajuda a desconstruir e a
reconstruir imagens sociais das diferentes gerações; promove o
exercício da cidadania e o incentivo à divulgação de
capacidades e concretização de ambições pessoais, dando maior
visibilidade aos seniores.
Description
Keywords
Envelhecimento ativo Aprendizagem ao longo da vida Motivos Contributos