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SALAS DE AULA DO FUTURO

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Abstract(s)

A inovação pedagógica e a integração das tecnologias digitais na educação são referidas nos documentos educativos orientadores como oportunidades para desenvolver metodologias ativas e centradas no aluno. A par das estratégias pedagógicas e dos recursos educativos, também a importância do espaço tem sido alvo de discussão, por exemplo, ao nível da organização das salas de aula e o tipo de mobiliário e equipamento. A criação das Future Classroom Lab, pela European Schoolnet, veio romper com o paradigma da sala de aula centrada no professor e encerrada nas quatro paredes tradicionais. Este novo paradigma veio desafiar professores e diretores no que diz respeito à forma de utilização destes espaços, que começaram a ser replicados em Portugal pela iniciativa de professores entusiastas da tecnologia, com o apoio de autarquias, associações de pais, empresas e do Ministério da Educação. O município de Santa Maria da Feira criou no Agrupamento de Escolas de Argoncilhe duas Salas de Aula do Futuro, em duas escolas do primeiro Ciclo do Ensino Básico. Neste projeto, no âmbito do mestrado em Utilização Pedagógica das TIC, pretendeu-se conhecer as perceções dos professores do primeiro ciclo do referido agrupamento sobre os contributos das Salas de Aula do Futuro para a motivação e para a aprendizagem dos alunos, bem como conhecer as perceções dos professores titulares de turma sobre os constrangimentos e as condições necessárias para uma utilização frequente e significativa destes espaços. Para tal, recorreu-se à técnica de inquérito por questionário e por entrevista (grupo focal). Foram identificadas potencialidades da utilização das TIC e, em particular das Salas de Aula do Futuro, para o processo de ensino e aprendizagem, particularmente o desenvolvimento de competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. São também relatados alguns constrangimentos na sua otimização, que se prendem, sobretudo, com dificuldade em romper com o paradigma da sala de aula tradicional, aliada à falta de formação tecnológica e pedagógica. Além dos objetivos identificados, a análise dos dados permitiu propor um conjunto de recomendações para uma utilização frequente e eficiente destes espaços, tendo em conta as perceções e as necessidades dos professores que lecionam nas escolas referidas, assente em três domínios: formação de professores, ambientes e recursos e planificação, realização e avaliação de atividades.

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Keywords

Inovação Pedagógica Tecnologias Digitais Salas de Aula do Futuro Educação Ambientes Educativos Inovadores

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