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Abstract(s)
Em 2013 termina o programa PROALV que dará lugar a um novo programa global no âmbito do ensino superior: o “Erasmus for All”. A ser aprovado nos termos em que foi proposto, o programa originará uma profunda mudança na tradicional universidade humboldtiana e provavelmente uma viragem neoliberal definitiva. Esta é a altura de repensar o ensino superior europeu e decidir se o caminho passa pela adesão a um certo tipo de universidade, que vive para satisfazer os rankings e vender programas ou, se pelo contrário, o ensino superior europeu deve primar pela diferença e manter a prática da universidade como um “bem público”.
A mudança de paradigma que se tem vindo a verificar no ensino superior - da cooperação para a competição - é não só resultado do panorama internacional e de uma crescente globalização que devemos considerar como inevitável mas também é promovida internamente na UE.
Esta tese examina o papel da Comissão Europeia (CE) nessa mudança, especificando os instrumentos utilizados para a promover. A análise foi realizada sob o enquadramento teórico do Institucionalismo discursivo e a três níveis: institucional, político e de governação. Sempre que possível realizou-se a triangulação dos três níveis para compreender até que ponto a influência da CE foi importante no desenhar da universidade do século XXI (...)
Description
Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, na área de especialização em Estudos Europeus, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para obtenção do grau de Mestre.
Keywords
Internacionalização Globalização Paradigma Mobilidade Aprendizagem ao longo da vida Governação