Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
290.08 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Considerando a identidade como processo de identificação, procura-se perceber o que ocorre no mundo interior dos sujeitos que vivem entre várias culturas e como é que essas trajectórias levam à transformação dos processos de identificação de cada um. Procura-se, assim, mostrar que metamorfoses ocorrem nos sujeitos que vivem situações de diáspora ou que encontram na educação escolar um mundo cultural absolutamente diferente do da cultura de origem, que é, também, um processo de migração intelectual.
A identidade pessoal está sempre em constante construção, reconstrução. É por isso que acredito ser possível usar metodologias educativas para encetar mudanças nas mentalidades e representações acerca da diversidade cultural. Nesta comunicação tento explicar como a biografia é não só uma via para a compreensão das identidades pessoais, bem como pode ser, ela mesmo, uma via de autoformação de adultos e, portanto, de formação reflexiva de professores..
O desafio de compreender a vida, através de biografias e genealogias, é aqui apresentado como um método com potencialidades do qual a educação pode servir-se para o entendimento das representações e para a construção da mudança em face das novas exigências sociais.
Description
Comunicação apresentada no III Seminário de Educação “Memórias, Histórias e Formação de Professores”, Rio de Janeiro, Brasil, 2007.
Keywords
Identidades pessoais Identidades profissionais Diversidade cultural Histórias de vida Educação intercultural