Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.59 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Com o desenvolvimento dos meios digitais, novas dinâmicas surgiram
no âmbito do jornalismo e da comunicação, dando novo destaque à
problemática da desinformação e tornando indispensável que os leitores
tenham bons níveis de literacia crítica.
Este estudo tem como objetivo averiguar que tipo de práticas de uso e
de literacia crítica é que jovens estudantes de uma instituição de ensino
superior adotam quando consomem informação online, procurando
assim contribuir para um melhor conhecimento sobre essas práticas e
sobre os níveis de literacia crítica desses jovens.
Através da metodologia que incidiu no estudo de receção no uso dos
media, nomeadamente na análise dos usos dos meios de comunicação
social por parte do público/audiências, aplicou-se um questionário
online, predominantemente quantitativo, com diversas questões
relacionadas com práticas de consumo, avaliação, validação e discussão
da informação online.
Apesar de os resultados apontarem para o envolvimento da maioria
destes jovens com a informação de atualidade disponível online,
identificam-se algumas fragilidades nas suas competências de avaliação
e validação da informação, havendo espaço para intervenções futuras a
este nível.
Description
Keywords
Desinformação Fake News Informação Jornalística Online Literacia Crítica