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A influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marca

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, Alcina Teresa Gaspar
dc.contributor.authorSantos, Bruna João Oliveira
dc.date.accessioned2019-09-24T12:13:54Z
dc.date.available2019-09-24T12:13:54Z
dc.date.issued2019-05-21
dc.description.abstractA revolução tecnológica e o aparecimento e desenvolvimento de novas formas de comunicar e de se relacionar com os consumidores levantam questões sobre a importância dos media tradicionais, a eficácia dos diferentes media e da informação criada pelas empresas e por consumidores anónimos. Este estudo investiga a influência da comunicação realizada pela marca nos media tradicionais e nos social media e da comunicação realizada por outros consumidores na reputação e na ligação emocional à marca. Foi implementado um estudo quantitativo transversal através da aplicação de um questionário eletrónico junto dos consumidores portugueses. As hipóteses de investigação foram testadas numa amostra de 297 inquiridos com recurso a modelos de equações estruturais. Os resultados obtidos evidenciam que o envolvimento do consumidor com os media tradicionais influencia positivamente a satisfação com a comunicação da marca nos media tradicionais, que, por sua vez, tem um impacto positivo na reputação e na ligação emocional à marca. De igual modo, quanto maior o envolvimento do consumidor com os social media, maior a sua satisfação com a comunicação realizada pela marca e por outros consumidores nestes novos media. Verificou-se também que o nível de satisfação com a comunicação realizada nos social media pela marca e por outros consumidores influencia positivamente a reputação e a ligação emocional à marca. Em suma, os resultados obtidos confirmam a importância da comunicação realizada pela marca nos media tradicionais e nos novos media e também da comunicação realizada por outros consumidores na construção da reputação da marca e no desenvolvimento da ligação emocional da marca com os consumidores. Apesar das novas possibilidades de diálogo, rapidez e flexibilidade da comunicação concedidas pelos social media, continua a ser importante o investimento das marcas nos media tradicionais. O desejável é a utilização conjunta de old media e new media, de comunicação criada pela empresa e de estímulos à comunicação criada por outros consumidores para maximizar a reputação das marcas e o envolvimento emocional com os consumidores.pt_PT
dc.identifier.tid202284824pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4103
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMedia tradicionaispt_PT
dc.subjectSocial Mediapt_PT
dc.subjectComunicação criada por outros consumidorespt_PT
dc.subjectE-Word of Mouthpt_PT
dc.subjectReputação da marcapt_PT
dc.subjectLigação emocionalpt_PT
dc.titleA influência dos media tradicionais e dos social media na reputação e na ligação emocional à marcapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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