Repository logo
 
Publication

UM PERCURSO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADE

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorVieira, Ana Catarina Vicente
dc.date.accessioned2023-12-13T11:34:46Z
dc.date.available2023-12-13T11:34:46Z
dc.date.issued2022-12-07
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico estando organizado em duas partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A parte I é dedicada à reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso realizado nos contextos das práticas pedagógicas, encontrando-se subdividida em dois capítulos, nos quais se abordam a importância o ciclo desde a observação à reflexão, e do papel do educador/professor. No primeiro capítulo são relatadas as experiências vivenciadas em contexto de Creche e de Jardim de Infância, salientando-se desenvolvimento da autonomia e a metodologia de trabalho por projeto, e, no segundo, as experiências dos contextos de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com ênfase nas estratégias de ensino e aprendizagem e nos desafios do ensino à distância no contexto de confinamento obrigatório. A parte II é dedicada à apresentação de uma investigação realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, na qual se pretendia perceber o processo de resolução de problemas de alunos do 2.º ano de escolaridade. De modo a atingir este objetivo, foram implementados quatro problemas, no contexto acima referido, adotando-se um paradigma interpretativo, com uma abordagem essencialmente qualitativa, tendo-se adotado, como design de estudo, o estudo de caso. Os resultados obtidos evidenciaram que a maior parte dos alunos não estão familiarizados com a resolução de problemas, resultando em dificuldades na resolução dos problemas e na falta de estratégias variadas de resolução. Contudo, ainda foi possível observar evidências de indicadores de criatividade, tais como a fluência, a flexibilidade, a originalidade e a elaboração.pt_PT
dc.identifier.tid203419510pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9084
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Básico do 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectEstratégias de Resoluçãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectMatématicapt_PT
dc.titleUM PERCURSO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 2.º ANO DE ESCOLARIDADEpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de PES completo_ Ana Catarina Vieira_correct_após correções formais.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: