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O Ensino e a aprendizagem das frações no 2º ano de escolaridade num contexto de ensino exploratório
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | pt_PT |
dc.contributor.author | Sousa, Anabela Santos Carvalho de | |
dc.date.accessioned | 2016-03-14T14:59:03Z | |
dc.date.available | 2016-03-14T14:59:03Z | |
dc.date.issued | 2015-05-12 | |
dc.description.abstract | RESUMO O tópico dos números racionais continua a revelar-se como um tópico de difícil ensino e aprendizagem, pelo que importa continuar a promover investigação nesta área. Neste sentido, surge este estudo com o qual se pretendeu perceber o percurso realizado por uma turma do 2.º ano de escolaridade durante a implementação de uma sequência de tarefas para o ensino e aprendizagem das frações, bem como a importância do papel do professor num contexto de ensino exploratório. Assim, tentou responder-se às seguintes questões de investigação: i) Que estratégias e dificuldades apresentam os alunos durante a realização de uma sequência de tarefas e ii) Que ações empreende o professor na orientação da exploração da referida sequência. Os números racionais, nomeadamente o ensino e a aprendizagem das frações no 1.ª ciclo e o ensino exploratório constituem a fundamentação teórica deste estudo. Foi adotada uma metodologia de investigação-ação no sentido de planear, observar e refletir para melhorar. Os participantes foram os 16 alunos de uma turma de 2.ºano de escolaridade cuja professora foi também a investigadora. A sequência de tarefas foi planeada tendo como base um tema do quotidiano dos alunos permitindo assim o estabelecimento de uma ponte com os seus conhecimentos informais, atribuindo significado aos números racionais. A referida sequência foi aplicada de acordo com as fases do ensino exploratório: i) apresentação da tarefa; ii) resolução da tarefa a pares; iii) apresentação das estratégias e iv) síntese. A recolha de dados foi efetuada recorrendo a instrumentos como a observação participante com notas de campo, registos escritos dos alunos, fotografias e gravação vídeo, permitindo a realização de uma análise de conteúdo. Deste estudo emergiu que os alunos desta turma de 2.º ano de escolaridade, recorreram à representação como principal estratégia de resolução, tendo as principais dificuldades surgido no âmbito da conexão com a linguagem das frações e na comparação de frações. Emergiu, ainda, que o ensino exploratório promoveu um contexto facilitador do ensino e aprendizagem das frações, nomeadamente ao nível da discussão em grupo turma. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201081008 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1610 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Frações | pt_PT |
dc.subject | Números racionais | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.title | O Ensino e a aprendizagem das frações no 2º ano de escolaridade num contexto de ensino exploratório | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |