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O presente trabalho de investigação parte do conceito de sustentabilidade e da sua relevância nas organizações. Este conceito é atualmente influenciado pelos novos desafios e estratégias de comportamento com vista a assegurar um melhor desempenho e resposta das empresas aos seus stakeholders.
Na sequência desta preocupação por parte das organizações surge a necessidade de uma maior transparência da sua gestão nos mercados. Uma das formas neste estudo analisada é a elaboração e a publicação de relatórios de sustentabilidade. Os relatórios de sustentabilidade são uma ferramenta que as organizações adotam para publicarem e expor o seu desempenho económico, social e ambiental.
Este estudo de caráter exploratório apresenta dois ensaios. O primeiro ensaio caracteriza um conjunto de 273 organizações espanholas e portuguesas que publicam relatórios de sustentabilidade com base na recolha de dados disponibilizados pelo GRI para um período de 2015, 2016 e 2017, e serve como base de trabalho ao 2º ensaio. No segundo ensaio, analisaram-se apenas as organizações que recorreram à verificação externa dos relatórios de sustentabilidade. São apresentados alguns fatores que condicionam a qualidade da auditoria nos relatórios de sustentabilidade através do desenvolvimento de um modelo estatístico.
Os resultados indicam que as organizações reconhecem as preocupações ambientais e sociais na definição da sua estratégia para com os stakeholders e a necessidade de praticar um desenvolvimento sustentável. Do nosso universo é percetível que existe relação do setor praticado e que as empresas privadas e de grande dimensão são as que mais publicam relatórios de sustentabilidade. E ainda que, variáveis como empresa de auditoria ser Big4, dimensão da organização e setor de atividade são determinantes para a organização recorrer à verificação externa dos seus relatórios de sustentabilidade e garantir a qualidade na informação publicada.
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Auditoria GRI Relatório de Sustentabilidade Publicação Portugal Espanha