Repository logo
 
Publication

Regular crianças com PEA durante a sua participação nas AVD`s: O desenvolvimento de uma app para os pais

dc.contributor.authorReis, Helena Isabel da Silva
dc.contributor.authorEusébio, Inês Lucas
dc.contributor.authorSousa, Margarida Silva e
dc.contributor.authorFerreira, Mariana Lúcio
dc.contributor.authorPereira, Raquel da Silva
dc.contributor.authorDias, Sara Alexandra da Fonseca Marques Simões
dc.contributor.authorReis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dos
dc.date.accessioned2022-11-09T15:36:01Z
dc.date.available2022-11-09T15:36:01Z
dc.date.issued2022-10-27
dc.description.abstractIntrodução: Crianças com PEA são caracterizadas por apresentarem respostas atípicas aos estímulos sensoriais, tendo impacto no envolvimento e na participação funcional. Objetivo: O presente estudo descreve o processo de desenvolvimento de uma app com o intuito de ajudar as famílias a regular as crianças com PEA, entre os 3-6 anos, através da aplicação de estratégias sensoriais, para melhorar a participação da criança nas rotinas diárias, em contexto de casa. Material e Métodos: Para o estudo foi selecionado um focus group composto por quatro terapeutas ocupacionais com vários anos de experiência em trabalhar com crianças com PEA e com formação especializada na área da Integração Sensorial, de forma a desenvolver e a analisar o conteúdo da app. Estabeleceu-se uma colaboração com o Departamento de Engenharia Informática, e através de reuniões quinzenais conjuntas, foi possível desenvolver toda a configuração e programação da app de forma articulada. Resultados: “Regul-A” foi o nome atribuído à app, uma vez que apresenta como principal finalidade ajudar na regulação de crianças com PEA. Os resultados abrangem as diversas estratégias sensoriais selecionadas pelo focus group, assim como, a estrutura da app, desenvolvida em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática. Conclusões: Acredita-se que a app “Regul-A” venha a constituir-se uma potencial ferramenta para reunir, analisar e gerir dados da criança relativos ao seu desempenho ocupacional, facilitando a implementação de estratégias e a partilha de informação entre os pais e os terapeutas ocupacionais.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Children with ASD are characterized by atypical responses to sensory stimuli, which have an impact on involvement and functional participation. Goals: This study describes the several steps of an app development that intends to help families to regulate children with ASD aged 3-6 years old through the application of sensory strategies to improve participation in daily routines in home setting. Material and Methods: To develop and analyze the content of the app, a study was performed by a focus group formed by four occupational therapists with several years of experience in working with children with ASD and with specialized training in Sensory Integration Therapy. A collaboration was established with the Department of Computer Engineering of Polytechnic of Leiria, and through biweekly meetings it was possible to develop the entire configuration and programming of the app. Results: “Regul-A” is the name assigned to the app, since it has the main purpose to help parents regulate children with ASD. The results cover the various sensory strategies selected by the focus group, as well as the structure of the app. Conclusions: It is believed that the “Regul-A” app will become a potential tool to gather, analyze and manage children's data related to their occupational performance facilitating the implementation of strategies and the sharing of information between parents and occupational therapists.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationReis, H., Lucas Eusébio, I., Silva Sousa, M., Lúcio Ferreira , M., da Silva Pereira, R., da Fonseca Marques Simões Dias , S. A., & Ferreira Viveiros Tavares dos Reis , C. I. (2022). Regular crianças com PEA durante a sua participação nas AVD`s: O desenvolvimento de uma app para os pais. Revista Portuguesa De Terapia Ocupacional - ISSN 2975-8181, (1). Obtido de https://rpto.ipleiria.pt/rpto/article/view/1pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25766/xr17-rb12pt_PT
dc.identifier.issn2975-8181
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7839
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Saúde do Politécnico de Leiriapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://rpto.ipleiria.pt/rpto/issue/view/1pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.rights.uriCC BY-NC-ND 4.0
dc.subjectPerturbação do Espetro do Autismopt_PT
dc.subjectRegulação sensorialpt_PT
dc.subjectApppt_PT
dc.subjectContexto de casapt_PT
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_PT
dc.subjectAutism Spectrum Disorder
dc.subjectSensory regulation
dc.subjectHome setting
dc.subjectOccupational therapy
dc.titleRegular crianças com PEA durante a sua participação nas AVD`s: O desenvolvimento de uma app para os paispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage13pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Terapia Ocupacional (RPTO)/ Portuguese Journal of Occupational Therapy (PJOT)pt_PT
person.familyNameReis
person.familyNameEusébio
person.familyNameSousa
person.familyNameFerreira
person.familyNameda Silva Pereira
person.familyNameDias
person.familyNameFERREIRA VIVEIROS TAVARES DOS REIS
person.givenNameHelena Isabel Silva
person.givenNameInês
person.givenNameMargarida
person.givenNameMariana
person.givenNameRaquel
person.givenNameSara
person.givenNameCATARINA ISABEL
person.identifier1776554
person.identifier.ciencia-id031D-408E-B171
person.identifier.ciencia-idAA1F-9375-B5E6
person.identifier.ciencia-idEF1B-E7A3-4252
person.identifier.orcid0000-0002-3589-8354
person.identifier.orcid0000-0003-3418-6053
person.identifier.orcid0000-0001-7051-7492
person.identifier.orcid0000-0002-7393-7430
person.identifier.orcid0000-0002-0702-8642
person.identifier.orcid0000-0001-6782-7481
person.identifier.orcid0000-0003-1529-629X
person.identifier.ridE-7787-2019
person.identifier.ridI-9965-2018
person.identifier.scopus-author-id55791537000
person.identifier.scopus-author-id33367487300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf42439c-c992-4341-9b36-1417badc8a50
relation.isAuthorOfPublication9c998f3f-05c0-4e9b-af35-31ca6b17cb3b
relation.isAuthorOfPublication449e5b6a-adfb-45ba-aae1-921b918eceb3
relation.isAuthorOfPublication58eae633-4731-435d-a78a-a5324a8e8118
relation.isAuthorOfPublication97747546-6800-4775-8aeb-5ac11f44ee98
relation.isAuthorOfPublicationa49e0bc6-cfea-4033-aebf-a1ef9e4c5e7b
relation.isAuthorOfPublicationccf98646-460f-466b-9728-2394fa6e744b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449e5b6a-adfb-45ba-aae1-921b918eceb3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1_Regular crianças com PEA durante a sua participação nas AVD`s O desenvolvimento de uma app para os pais.pdf
Size:
283.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: