Repository logo
 
Publication

O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO: POTENCIALIDADES DO CICLO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

dc.contributor.advisorBarbeiro, Luís Filipe Tomás
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorCarvalho, Sílvia Amado
dc.date.accessioned2024-12-19T16:06:13Z
dc.date.available2024-12-19T16:06:13Z
dc.date.issued2024-11-08
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação tem por base uma experiência de inovação pedagógica assente na gestão do currículo por ciclo na disciplina de Inglês no 1.º CEB, com o objetivo de aferir o potencial de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos. Em foco estará o desenvolvimento das competências de escrita de todos os alunos. A nível curricular, a inovação operou-se através da abordagem de uma unidade didática constante das Aprendizagens Essenciais para o 4.º ano, em simultâneo e com o mesmo grau de dificuldade com alunos de duas turmas mistas de 3.º e 4.º anos. A nível funcional, pela utilização de recursos pedagógicos inovadores e pela implementação de metodologias de trabalho colaborativo e de aprendizagem ativa, com e sem TIC, guiadas pelos pressupostos da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) / Teaching and Learning Cycle (TLC), para o desenvolvimento de atividades de escrita. A investigação qualitativa, levada a cabo seguindo o protocolo da Grounded Theory, na vertente construtivista de Charmaz (2006), veio revelar a exequibilidade parcial da implementação de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos e comprovar a eficácia da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino-Aprendizagem que propõe para a implementação de atividades de escrita com os alunos de ambos os anos.pt_PT
dc.identifier.tid203770749pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10334
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação Pedagógicapt_PT
dc.subjectTurmas Mistas de Inglês no 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectPedagogia Genológicapt_PT
dc.subjectCiclo de Ensino-Aprendizagempt_PT
dc.subjectTrabalho Colaborativopt_PT
dc.subjectMetodologias Ativaspt_PT
dc.subjectGrounded Theorypt_PT
dc.titleO DESAFIO DA INTEGRAÇÃO NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO: POTENCIALIDADES DO CICLO DE ENSINO-APRENDIZAGEMpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação e Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO_FINAL_MEIP_SILVIACARVALHO_Novembro2024_após correções formais.pdf
Size:
17.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: