Publication
O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO: POTENCIALIDADES DO CICLO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
dc.contributor.advisor | Barbeiro, Luís Filipe Tomás | |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Carvalho, Sílvia Amado | |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T16:06:13Z | |
dc.date.available | 2024-12-19T16:06:13Z | |
dc.date.issued | 2024-11-08 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação tem por base uma experiência de inovação pedagógica assente na gestão do currículo por ciclo na disciplina de Inglês no 1.º CEB, com o objetivo de aferir o potencial de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos. Em foco estará o desenvolvimento das competências de escrita de todos os alunos. A nível curricular, a inovação operou-se através da abordagem de uma unidade didática constante das Aprendizagens Essenciais para o 4.º ano, em simultâneo e com o mesmo grau de dificuldade com alunos de duas turmas mistas de 3.º e 4.º anos. A nível funcional, pela utilização de recursos pedagógicos inovadores e pela implementação de metodologias de trabalho colaborativo e de aprendizagem ativa, com e sem TIC, guiadas pelos pressupostos da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA) / Teaching and Learning Cycle (TLC), para o desenvolvimento de atividades de escrita. A investigação qualitativa, levada a cabo seguindo o protocolo da Grounded Theory, na vertente construtivista de Charmaz (2006), veio revelar a exequibilidade parcial da implementação de uma abordagem curricular integrada em turmas mistas de 3.º e 4.º anos e comprovar a eficácia da Pedagogia de Género e do Ciclo de Ensino-Aprendizagem que propõe para a implementação de atividades de escrita com os alunos de ambos os anos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203770749 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10334 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Turmas Mistas de Inglês no 1.º Ciclo | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia Genológica | pt_PT |
dc.subject | Ciclo de Ensino-Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Trabalho Colaborativo | pt_PT |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_PT |
dc.subject | Grounded Theory | pt_PT |
dc.title | O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO NO ENSINO DO INGLÊS NO 1.º CICLO: POTENCIALIDADES DO CICLO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação e Inovação Pedagógica | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DISSERTAÇÃO_FINAL_MEIP_SILVIACARVALHO_Novembro2024_após correções formais.pdf
- Size:
- 17.61 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: