Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento de uma app para regulação das crianças com PEA entre os 3-6 anos de idade, em contexto de casa

dc.contributor.authorReis, Helena
dc.contributor.authorEusébio, Inês
dc.contributor.authorSousa, Margarida
dc.contributor.authorFerreira, Mariana
dc.contributor.authorPereira, Raquel
dc.date.accessioned2024-03-04T15:42:32Z
dc.date.available2024-03-04T15:42:32Z
dc.date.issued2021-11
dc.descriptionAtas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Organizadores: Bento D. Silva; Leandro S. Almeida; Alfonso Barca; Manuel Peralbo, Regina Allves.pt_PT
dc.description.abstractIntrodução: Crianças com PEA são caracterizadas por apresentarem respostas atípicas aos estímulos sensoriais, tendo impacto no envolvimento e na participação funcional. O presente estudo descreve o processo de desenvolvimento de uma app com o intuito de ajudar as famílias a regular as crianças com PEA, entre os 3-6 anos, através da aplicação de estratégias sensoriais, para melhorar a participação nas rotinas diárias em contexto de casa. Material e Métodos: Para o estudo foi selecionado um focus group composto por quatro terapeutas ocupacionais com vários anos de experiência em trabalhar com crianças com PEA e com formação especializada na área da Integração Sensorial, de forma a desenvolver e a analisar o conteúdo da app. Estabeleceu-se uma colaboração com o Departamento de Engenharia Informática, e através de reuniões quinzenais conjuntas, foi possível desenvolver toda a configuração e programação da app de forma articulada. Resultados: “Regul-A” foi o nome atribuído à app, uma vez que apresenta como principal finalidade ajudar na regulação de crianças com PEA. Os resultados abrangem as diversas estratégias sensoriais selecionadas pelo focus group, assim como, a estrutura da app, desenvolvida em colaboração com o Departamento de Engenharia Informática. Conclusões: Acredita-se que a app “Regul-A” venha a constituir-se uma potencial ferramenta para reunir, analisar e gerir dados da criança relativos ao seu desempenho ocupacional, facilitando a implementação de estratégias e a partilha de informação entre os pais e os terapeutas ocupacionais.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: Children with ASD are characterized by atypical responses to sensory stimuli, which have an impact on involvement and functional participation. This study describes the several steps of an app development that intends to help families to regulate children with ASD aged 3-6 years old through the application of sensory strategies to improve participation in daily routines in home setting. Material and Methods: To develop and analyze the content of the app, a study was performed by a focus group formed by four occupational therapists with several years of experience in working with children with ASD and with specialized training in Sensory Integration Therapy. A collaboration was established with the Department of Computer Engineering of Polytechnic of Leiria, and through biweekly meetings it was possible to develop the entire configuration and programming of the app. Results: “Regul-A” is the name assigned to the app, since it has the main purpose to help parents regulate children with ASD. The results cover the various sensory strategies selected by the focus group, as well as the structure of the app. Conclusions: It is believed that the “Regul-A” app will become a potential tool to gather, analyze and manage children's data related to their occupational performance facilitating the implementation of strategies and the sharing of information between parents and occupational therapists.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-71-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9507
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação Universidade Minhopt_PT
dc.subjectPerturbação do espetro do autismopt_PT
dc.subjectRegulação sensorialpt_PT
dc.subjectApppt_PT
dc.subjectContexto de casapt_PT
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_PT
dc.subjectSensory regulationpt_PT
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_PT
dc.subjectApppt_PT
dc.subjectHome settingpt_PT
dc.subjectOccupational therapypt_PT
dc.titleDesenvolvimento de uma app para regulação das crianças com PEA entre os 3-6 anos de idade, em contexto de casapt_PT
dc.title.alternativeDevelopment of an app for regulation of children with ASD between 3-6 years old, in a home contextpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage2718 1]pt_PT
oaire.citation.startPage[30] 2707pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
person.familyNameReis
person.familyNameEusébio
person.familyNameSousa
person.familyNameFerreira
person.familyNameda Silva Pereira
person.givenNameHelena Isabel Silva
person.givenNameInês
person.givenNameMargarida
person.givenNameMariana
person.givenNameRaquel
person.identifier1776554
person.identifier.ciencia-id031D-408E-B171
person.identifier.orcid0000-0002-3589-8354
person.identifier.orcid0000-0003-3418-6053
person.identifier.orcid0000-0001-7051-7492
person.identifier.orcid0000-0002-7393-7430
person.identifier.orcid0000-0002-0702-8642
person.identifier.ridE-7787-2019
person.identifier.scopus-author-id55791537000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf42439c-c992-4341-9b36-1417badc8a50
relation.isAuthorOfPublication9c998f3f-05c0-4e9b-af35-31ca6b17cb3b
relation.isAuthorOfPublication449e5b6a-adfb-45ba-aae1-921b918eceb3
relation.isAuthorOfPublication58eae633-4731-435d-a78a-a5324a8e8118
relation.isAuthorOfPublication97747546-6800-4775-8aeb-5ac11f44ee98
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97747546-6800-4775-8aeb-5ac11f44ee98

Files