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Authors
Abstract(s)
A satisfação do cliente e a necessidade de fazer as coisas certas à primeira tentativa são
provavelmente os objetivos mais importantes de qualquer empresa, independentemente da
sua atividade. Esta afirmação é principalmente relevante para empresas que desenvolvem
produtos de alta tecnologia com forte exigência dos clientes, como é o caso de empresas
fornecedoras de produtos para automóveis. A fim de aumentar as possibilidades de atender
aos requisitos dos clientes e/ou evitar a entrega de um produto que não os satisfaça
plenamente, diversas ferramentas de gestão da qualidade foram desenvolvidas ao longo dos
anos. Algumas destas ferramentas tornaram-se tão importantes que acabaram organizadas
por comitês e transformados em Padrões de Qualidade. Quando se diz que uma empresa é
“certificada ISO” (International Organization for Standardization), significa que lhe foi
concedido este estatuto dada a maturidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Ter um certificado de qualidade é uma comprovação de que este fornecedor possui todas as
ferramentas e processos adequados para entregar um produto de alto padrão, cumprir com
eficiência os requisitos do cliente e estar preparado para superar as dificuldades em caso de
falhas imprevistas.
Neste âmbito existem normas de qualidade dedicadas especificamente à indústria
automovel, como a IATF 16949 (International Automotive Task Force), sendo que esta
dissertação motiva-se pelo aumento substancial de empresas que já possuem certificação
ISO 9001 a reforçarem o seu SGQ para cumprirem os requisitos da IATF 16949.
Com este propósito, ou seja, estudar métodos e propor uma abordagem que permita a
estas empresas adaptar mais facilmente o seu SGQ para o cumprimento dos requisitos
específicos da IATF, foi realizada uma análise de lacunas (gap analysis) entre os processos
típicos e documentação referente ao SGQ da ISO 9001, a fim de destacar os critérios ausentes
para a plena implementação da IATF 16949. Desta análise, constatou-se que alguns
procedimentos exigem apenas um refinamento e atualização para cumprir os requisitos da
nova norma, enquanto outros não existem, exigindo o desenvolvimento de novos
procedimentos e documentos. É importante destacar que estas conclusões foram baseadas
em casos de estudo de algumas implementações bem-sucedidas (e suas melhores práticas) a
nível mundial, disponibilizadas ao público nos últimos anos, incluindo ainda o caso de
estudo de uma empresa portuguesa local de injeção plástica. Assim, com base nos requisitos de documentação da IATF 16949, esta dissertação desenvolveu sete documentos que podem
ser relevantes para alcançar os objetivos e cumprir os requisitos da norma IATF. Esses
documentos são explicados com detalhe neste trabalho e podem ser adaptados de acordo
com a necessidade de cada empresa.
Notar que pouquíssimas bibliografias sobre este tema estão disponíveis abertamente para
consulta, deixando as empresas quase com os olhos vendados. Com o desenvolvimento de
procedimentos e outros documentos propostos como resultado deste trabalho, consegue-se
estreitar as lacunas entre a ISO 9001 e a IATF 16949 e facilitar a transição para as empresas,
reduzindo o tempo e os recursos os necessários para este processo. Em suma, o principal
objetivo desta dissertação foi propor uma abordagem mais compreensiva aos requisitos da
IATF 16949 e sugerir algumas estratégias de adaptação ao SGQ para empresas, foi
alcançada.
Description
Keywords
IATF 16949 ISO 9001 Indústria automóvel Sistema de gestão da qualidade Core tools
