Repository logo
 
Publication

Um caminho reflexivo em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Investigando as crianças na área da casinha em Jardim de Infância

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Sónia Cristina Lopes
dc.contributor.authorSilva, Mariana Francisco Soares da
dc.date.accessioned2024-06-18T10:20:27Z
dc.date.available2024-06-18T10:20:27Z
dc.date.issued2024-04-12
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria e pretende apresentar o percurso formativo realizado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. Desta forma, o presente relatório está organizado em duas partes. A parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva, na qual se reflete sobre as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo de quatros semestres, em contextos educativos distintos (Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, da rede solidária e da rede pública). Alguns tópicos refletidos dizem respeito às aprendizagens pessoais adquiridas com as crianças e com a equipa educativa, à evolução da minha ação educativa e às diferenças sentidas entre o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A parte II faz referência à Dimensão Investigativa, na qual se apresenta o estudo realizado em contexto de jardim de infância, com quatro crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. Este estudo visou identificar que interações entre pares as crianças selecionadas estabeleceram na área da casinha, em momentos de brincadeira livre, de um Jardim de Infância da rede pública, antes, durante e após a reorganização do espaço e da colocação de novos materiais. Seguindo uma abordagem essencialmente qualitativa, os dados foram recolhidos através da observação direta, notas de campo, registos fotográficos e registos videográficos. A análise dos resultados sustentou-se na análise de conteúdo. Os resultados, analisados à luz da taxonomia das interações (interações verbais e interações não verbais), revelaram que, em momentos de brincadeira livre na área da casinha, as crianças revelaram interagir, maioritariamente, através das interações não-verbais, ao longo das três fases do estudo (antes, durante e após a reorganização do espaço e da colocação de novos materiais). Através destes resultados, percebeu-se que a reorganização do espaço e a colocação de novos materiais não demonstrou influenciar as interações entre pares, no presente estudo.pt_PT
dc.identifier.tid203650042pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9716
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectÁrea da casinhapt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectInteração entre Parespt_PT
dc.titleUm caminho reflexivo em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Investigando as crianças na área da casinha em Jardim de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatorio da Pratica de Ensino Supervisionada Mariana Silva.pdf
Size:
2.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: