Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio: “à descoberta de mim e dos outros…”

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.authorMoita, Verónica Brites Correia
dc.date.accessioned2017-11-10T15:08:16Z
dc.date.available2017-11-10T15:08:16Z
dc.date.issued2014-12-23
dc.description.abstractO presente relatório procura transmitir, de uma forma clara e objetiva, o percurso desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos em dois contextos diferentes da prática: comunidade e internamento de Psiquiatria. Para além disso, procura descrever a reflexão feita sobre as intervenções desenvolvidas, contribuindo para um melhor conhecimento e compreensão da saúde e da doença mental e de forma a responder às competências comuns do enfermeiro especialista e às competências específicas do enfermeiro especialista em Saúde Mental definidas pela Ordem dos Enfermeiros. No ensino clínico em contexto de internamento de Psiquiatria o principal objetivo foi o acompanhamento do doente mental, procurando utilizar estratégias que reduzissem o isolamento social, tendo sido este um dos principais focos identificados recorrendo para isso atividades que promovessem a interação grupal, como exercícios para treino de competências sociais e reuniões comunitárias. No ensino clínico em contexto comunitário as intervenções tiveram como objetivo prioritário a promoção de Saúde Mental tendo como principal grupo alvo os idosos. Foi desenvolvido um estudo de investigação baseado num programa concebido em contexto comunitário no Centro de Bem Estar Social de Alcanena – Programa Estimul@r. Este programa consistiu em, sessões de estimulação cognitiva, psicoterapia de grupo, sessões de Reminiscência, sessões de psicoeducação e sessões socioterapeuticas e psicossociais. O nível de saúde mental dos idosos foi avaliado através do seu funcionamento cognitivo e dos seus níveis de depressão através da aplicação de duas escalas, escala de Avaliação Breve do estado Mental (MMS) e a Escala de Depressão Geriátrica (GDS), tendo- se verificado diferenças estatisticamente significativas em ambos os casos, concluindo assim pela eficácia do programa de estimulação cognitiva Estimul@r.pt_PT
dc.identifier.tid201751925pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2777
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectPerturbação depressivapt_PT
dc.subjectIdosospt_PT
dc.subjectEstimulação cognitivapt_PT
dc.titleRelatório de estágio: “à descoberta de mim e dos outros…”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio veronica moita 29.pdf
Size:
6.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: