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O efeito do greenwashing no consumo ético mediado pela confusão verde e pelo ódio à marca

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdades
datacite.subject.sdg12:Produção e Consumo Sustentáveis
datacite.subject.sdg08:Trabalho Digno e Crescimento Económico
dc.contributor.authorSantos, Célia
dc.contributor.authorCoelho, Arnaldo
dc.contributor.authorMarques, Alzira
dc.date.accessioned2025-07-15T12:29:02Z
dc.date.available2025-07-15T12:29:02Z
dc.date.issued2025-07-01
dc.description
dc.description.abstractO greenwashing verifica-se quando as empresas enganam os consumidores quanto às suas práticas ambientais ou benefícios dos seus produtos/serviços. Esta investigação centra-se nos impactos dessas práticas no consumo ético e analisa como a confusão verde e o ódio à marca atuam como mediadores nessa relação. Baseado em informações recolhidas por meio de questionário aplicado numa amostra de 420 consumidores portugueses, foi realizado estudo confirmatório, quantitativo e transversal (ou de corte único). A análise foi conduzida através de um modelo de equações estruturais com o software SmartPLS. Os resultados sugerem que o greenwashing aumenta a confusão verde entre os consumidores, dificultando a correta interpretação de aspetos ambientais de um produto/serviço. Além disso, o greenwashing gera emoções negativas extremas, como o ódio à marca. Os resultados também demostram que os consumidores, quando percecionam práticas de greenwashing por parte de uma empresa/marca tendem a deixar de comprar os seus produtos/serviços, optando por alternativas mais éticas e responsáveis. Foi estabelecida relação positiva direta e indireta entre greenwashing e consumo ético. Esta investigação avança o estado da arte, que carece de estudos relacionados com as consequências das práticas de greenwashing e elucida as empresas da necessidade de eliminar essas atividades enganadoras e irresponsáveis. Limitações e oportunidades de estudo futuras são abordadas.por
dc.description.sponsorship
dc.identifier.citationSantos, Célia, Coelho, A. & Marques, A. (2025). O efeito do greenwashing é o consumo não ético mediado pela confusão verde e pelo ódio à marca. Innovate , 35 (97), e102239. https://doi.org/10.15446/innovar.v35n97.102239
dc.identifier.doi10.15446/innovar.v35n97.102239
dc.identifier.issn0121-5051
dc.identifier.issn2248-6968
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13646
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherUniversidade Nacional da Colombia
dc.relationCentre of Applied Research in Management and Economics
dc.relation.hasversionhttps://revistas.unal.edu.co/index.php/innovar/article/view/102239
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectconfusão verde
dc.subjectconsumidor
dc.subjectconsumo ético
dc.subjectgreenwashing
dc.subjectódio à marca
dc.titleO efeito do greenwashing no consumo ético mediado pela confusão verde e pelo ódio à marcapor
dc.title.alternativeThe Effect of Greenwashing on Ethical Consumption: The Mediating Roles of Green Confusion and Brand Hateeng
dc.title.alternativeEl efecto del greenwashing en el consumo ético mediado por la confusión verde y el odio hacia la marcaspa
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleCentre of Applied Research in Management and Economics
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04928%2F2020/PT
oaire.citation.endPage29
oaire.citation.issue97
oaire.citation.startPage1
oaire.citation.titleInnovar
oaire.citation.volume35
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameMarques
person.givenNameAlzira
person.identifier.ciencia-id1519-309E-BC47
person.identifier.orcid0000-0001-6607-852X
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
relation.isAuthorOfPublicationd558615c-d75f-42b4-8b6c-c160e48304cc
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relation.isProjectOfPublication4c5aa29d-4b03-4713-8f40-08b3bbfd88d7
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