Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
177.14 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Face à importância social do futebol, o equipamento desportivo torna-se um suporte atrativo como meio de ativismo político-social. Não só é essencial à prática do desporto, como também, um meio de transmissão de mensagem através dos elementos gráficos — que dão mais que um sentido à equipa que a camisola representa e permitem, ainda, diferenciá-la das demais.
A forma como os elementos gráficos se apresentam no vestuário está circunscrito pelos vários cânones das marcas e/ou instituições que têm a sua imagem representada nestas peças. Para além do normal cumprimento das regras relativas à imagem destas marcas, acresce o desafio de fazer do equipamento o porta-estandarte do futebol com o recurso à mensagem comunicativa que este tipo de peças pode albergar.
A investigação desta temática culminou num projeto prático onde a função base da camisola (enquanto elemento pertencente à prática desportiva do futebol) é desafiada através de um exercício que a converte num objeto gráfico que suporta intenções de intervenção social/ideológica.
A pesquisa desenvolvida sobre a camisola, como um elemento essencial à imagem e prática do futebol, permite compreendê-la como uma forma de representação e expressão, onde o designer, no seu papel de agente comunicador, tem um papel essencial.
Description
Keywords
Futebol Design de comunicação Cultura visual desportiva Sportswear design Ativismo