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Abstract(s)
O presente trabalho procura, através de uma metodologia qualitativa, identificar as causas que levaram ao fracasso das empresas na indústria de cerâmica no distrito de Leiria. Esta pesquisa concentra-se na análise da estratégia e suas possíveis falhas.
Num contexto de crise, em que muitas empresas vão à falência, mas algumas parecem prosperar, parece vital o estudo das falhas estratégicas, como forma de aprendizagem, evitando assim a muito usada análise de estudos de casos de sucesso, muitas vezes distorcida por acontecimentos únicos na vida de cada empresa.
Após vários anos de desenvolvimento e prosperidade muitas empresas perdem de vista a vantagem competitiva que lhes permitiu crescer e se diferenciar. Porter (1985), sobre este assunto, afirmou que a falha estratégica de muitas empresas é devida à incapacidade de transformar uma estratégia competitiva geral em medidas de ação específicas para assim obter vantagem competitiva.
Neste contexto, vamos estudar o conceito de estratégia, e abordar questões como a teoria dos recursos e recentes teorias da estratégia, competências e vantagem competitiva.
Na análise empírica investigamos empresas que estão na iminência ou faliram, através de uma metodologia qualitativa, com entrevistas com os seus respetivos gestores e diretores.
A má definição de uma estratégia de marketing, a consequente falta de capacidade de análise da concorrência externa, e o raciocínio imperfeito dos gestores que muitas vezes é enviesado levaram ao declínio das empresas.
Na discussão de resultados abordaremos estas causas, bem como outras conclusões alcançadas e que foram fundamentais para o declínio das empresas analisadas
Description
Dissertação de Mestrado em Contabilidade e Relato de Gestão apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Estratégia Competências Vantagem competitiva Causas do insucesso