Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturais

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorCampos, Ana Carolina Gouveia Silva
dc.date.accessioned2017-06-05T13:11:39Z
dc.date.available2017-06-05T13:11:39Z
dc.date.issued2017-05-05
dc.description.abstractEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se organizado em duas partes distintas: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão encontra-se dividida por ciclos de ensino, e seguidamente pelos anos de escolaridade onde se realizaram as diferentes Práticas Pedagógicas. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens cruciais e os desafios encontrados no desenrolar das experiências educativas. Na segunda parte, apresenta-se um estudo de caso de natureza exploratória no âmbito da temática da avaliação formativa em Ciências Naturais realizado com alunos do 5.º ano de escolaridade. Este ensaio investigativo pretende explorar em que medida os alunos cimentam os processos básicos da ciência a partir do feedback dado, por meio da avaliação formativa regulada, na redação de relatórios escritos. Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que o feedback quando é concreto pode ser eficaz na cimentação dos processos básicos da ciência e que a avaliação formativa assim como o relatório escrito devem ser parte integrante das aulas de Ciências Naturais, por ajudarem a desenvolver capacidades científicas básicas nos alunos. Estes resultados permitem repensar nas propostas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais no sentido de nestas se promover a realização de atividades práticas que possibilitam a utilização dos processos básicos da ciência e, por conseguinte, a reflexão e redação sobre os mesmos em relatórios escritos na disciplina de Ciências Naturais.pt_PT
dc.identifier.tid201702789pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2588
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.subjectCiências naturaispt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.titleRefletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências Naturaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RelatórioFinalPES_AnaCampos.pdf
Size:
6.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: